Bate e volta de Roma

Bate e volta de Roma a Castel Gandolfo

Reservei um dia para fazer um bate e volta de Roma que inicialmente seria para Pompeia e Nápoles. Porém, na hora decidi ir a Castel Gandolfo que é uma comuna belíssima na região do Lácio.

Para ir à Pompeia e Nápoles é preciso pegar o trem no máximo das 7 horas da manhã e ele custa cerca de 23 euros o trecho. Perdi o horário da saída e não quis gastar todo esse dinheiro. Fica para a próxima! Dicas desse bate e volta aqui.

O Castel.Gandolfo me atraiu pelo valor (2,10 euros), pela proximidade com Roma (30 km) e por ficar em montanhas vulcânicas cercadas de charmosas cidadezinhas e um lindo lago.

Como ir de Roma A Castel Gandolfo?

Você pode pegar o trem regional na estação Roma Termini com destino a Albano e descer na estação Castel Gandolfo. É possível comprar a passagem nas máquinas da estação, mas não pode esquecer de validar o bilhete antes de entrar no trem.

Já compre a ida e a volta. Não consegui achar nenhum ponto de venda em Castel Gandolfo e voltei sem bilhete. Não tive problemas, mas se pegam, tem que pegar multa.

Quando você sai da estação tem a opção de descer para o Lago Albano ou subir para a cidadezinha onde fica a residência de verão do Papa. Vai ter que andar nas duas opções!

No alto das montanhas

Bate e volta de Roma

Do alto das montanhas de Castel Gandolfo é possível ter uma vista incrível, sério, é muito linda. Você observa pequenos vilarejos com casinhas italianas charmosas em meio à natureza. O Lago Albano aparece para deixar tudo ainda mais bonito.

Lá estão três palácios, entre eles, a Residência de Verão dos Papas. Ela foi usada por séculos pelos pontífices, desde 1926, porém, recentemente, o Papa Francisco decidiu não usufruir do local e abriu várias áreas do palácio à visitação. A área também abriga um museu.

Os Jardins de Castel Gandolfo tem 2 km de comprimento e  também atraem bastante os visitantes. Além da Paróquia de San Tommaso da Villanova.

Passeie pela vila, entre em vielas, desça as ruas, admire as lojinhas locais com decorações super fofas e criativas, e se encante pelas casinhas e pela vida dos moradores do vilarejo.

Onde comer em Castel Gandolfo?

Bate e volta de Roma

Difícil decidir onde comer. São tantas opções deliciosas que fica até difícil. Para ficar mais fácil você pode almoçar em um lugar, degustar a sobremesa em outro e tomar um café da tarde em um terceiro ponto gastronômico. Não vale pensar em dieta na Itália.

Aproveite os locais com vista para o lago. Almocei em um que era uma entradinha no meio da vila, ao descer as escadas me deparei com uma vista que me surpreendeu muito e deixou a minha refeição ainda mais especial.

As margens do Lago Albano

Decidi descer até as margens do lago para ver o que encontrava por ali. No pé das montanhas e próximo ao Lago Albano também estão alguns bares, quiosques e restaurantes. Além de ter atividades tipo de praia, como canoagem, pessoas tomando sol e fazendo piquenique.

No verão, a região costuma ficar cheia de romanos.

Veja o roteiro de 3 dias em Roma!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *