Como se deslocar dentro da Europa

Ônibus, trem, avião ou carro? Depende! Para cada trecho um meio de transporte pode ser mais rápido e barato. Vale observar o custo x benefício.

Um site legal para fazer essa comparação de tempo e valores é o Rome2Rio. Ele dá as opções de meios de transporte, o preço aproximado, o tempo gasto e as conexões que precisam ser feitas para chegar de um país, ou cidade, a outro.

transporte_europa

Ônibus

Usei esse meio de transporte para ir de Paris a Amsterdã e de Amsterdã a Londres. Muitas vezes é a opção mais barata, mas também a mais demorada. Dependendo da diferença de tempo e do seu orçamento vale a pena.

Você pode pegar o ônibus noturno para economizar uma noite de hospedagem, mas saiba que não chegará tão descansado ao seu destino.

Usei nos dois trechos a empresa Oui Bus. As viagens foram tranquilas e confortáveis, não tem paradas em postos que você pode comer e usar o banheiro, elas são geralmente próximas a terminais urbanos.

Trem

Os trens variam muito em questão de qualidade, preço e tempo de viagem, dependendo do país em que você está e se escolhe os expressos ou os locais.

Vale comprar diretamente no site da operadora e antecipadamente. Cerca de três meses antes são abertas as tarifas promocionais e elas duram de acordo com as vendas do lote disponível.

Vou colocar o site das companhias que eu usei nessa viagem:

Portugal: Comboios de Portugal. Espanha: Renfe. Itália: Trenitalia. França: SNCF

Acabei não utilizando por um problema no site da companhia, mas a IZY, uma empresa nova de trem low cost, faz viagens até mais baratas do que a de ônibus de Paris a Bruxelas.

Avião

Sim, muitas vezes o avião é mais barato do que o trem e até mesmo do que o ônibus.

Na Europa existem as companhias aéreas low cost. Pelo o que entendi, a ideia é que você tenha o básico do básico e que vá pagando a mais de acordo com o que precisa. Como: bagagem e comida.

O Skyscanner.net reúne alguma dessas cias e dá para pesquisar o melhor preço. Eu usei o Kayak e encontrei passagem da TAP, do Porto a Madrid, com preço de low cost.

Compre as passagens de cinco a três meses antes de sua viagem.

Importante: leia com muito cuidado o regulamento das passagens para evitar surpresas e se precisar de bagagem extra tente pagá-la antes da viagem, é mais barato. Outra coisa, veja o aeroporto em que vai descer, às vezes, ele é longe e também não vale a economia. 

Carro

Não aluguei carro na Europa, mas pelo o que observei tem que se pagar o estacionamento na rua, como a Zona Azul, e nem sempre é tão fácil achar vagas.

A vantagem do carro é poder fazer as paradas que desejar ao longo do percusso, no seu tempo, sem ter que se planejar tanto e seguir horários.

Acredito que se estiver viajando com mais pessoas, vale bastante a pena.

Dica: em todos esses meio de transporte eu recomendo levar comida, pois dentro do trem e do avião, por exemplo, elas são caras e no ônibus nem sempre você tem onde comprar nas paradas. 

Quer saber como planejar a sua Eurotrip? Veja no Nah Estrada!

Um comentário sobre “Como se deslocar dentro da Europa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *