O que fazer em Cuiabá? Não vou negar que a minha impressão foi de que tudo que poderia ser uma atração turística pública da cidade estivesse malcuidada. Museus, esculturas, prédios e obras da época da Copa do Mundo de Futebol que nunca foram concluídas. Porém, é possível achar alguns lugares e atividades interessantes na região.
O que visitar em Cuiabá?
#1 Centro Histórico de Cuiabá
Caminhando pelo centro histórico notam-se algumas construções preservadas e tantas outras que precisam de uma revitalização. Quando fui a cidade parecia abandonada pelo poder público, mas, enfim, vale visitar a Paróquia Nossa Senhora do Rosário e São Benedito e a Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá. O Palácio da Instrução também é interessante, ele abriga a Biblioteca Pública Estadual e exposições de arte.
#2 Santuário Nossa Senhora do Bom Despacho
No alto do Morro do Seminário encontra-se o Santuário Eucarístico Nossa Senhora do Bom Despacho. A construção é datada de 1918 e possui características neogóticas. Ao seu lado está o Seminário da Conceição.
#3 Centro Geodésico da América do Sul
O Centro Geodésio da América do Sul identifica o ponto central do subcontinente. O interessante é pensar que você está bem no centro da América do Sul naquele ponto. É mais simbólico.
#4 Museu da Caixa d´Água
O fato de estar dentro de uma grande Caixa d´Água é legal e já vale o passeio. No local há ainda exposições de arte e de objetos que contam a história do local. A antiga Caixa D´Água que abasteceu a cidade de Cuiabá por 142 anos.
#5 Ir ao Parque Mãe Bonifácia
Antes um quilombo, hoje uma área de preservação da fauna e da flora do cerrado. O parque que homenageia a Mãe Bonifácia, idosa negra que facilitava o acesso dos escravos ao local, virou ponto de entretenimento e de prática de atividades físicas da população de Cuiabá.
#6 Casa do Artesão
Peças produzidas por artesãos locais como bijuterias, objetos de decoração, roupas, bebidas, doces e mais estão reunidas na Casa do Artesão. Há ainda pequenas exposições e uma lanchonete. Bom lugar para garantir a lembrancinha para a família.
Como falei anteriormente no post sobre Campo Grande, é bem importante o trabalho que o Sesc faz nessas regiões, sendo por vezes os únicos pontos de difusão e valorização da cultura bem organizados e com boa estrutura nas cidades.
Onde comer em Cuiabá?
#1 Bolo de Arroz e Chipa de Queijo
O lugar mais tradicional para comer as duas especiarias é o Bolo de Arroz da Dona Eulália. O que complica para comer nessa lanchonete é o horário em que ela fica aberta: das 5h30 até às 10h. Se você se programar direitinho dá para colocar no passeio. Caso contrário, pode ir na também famosa Bolo de Arroz & Companhia.
#2 Sesc Arsenal – Bulixo
Seguindo exaltando o Sesc, recomendo e muito ir ao Bulixo, no Sesc Arsenal! Amo conhecer e provar das comidas típicas e o evento é perfeito para degustar a culinária do Mato Grosso. Todas as quintas-feiras barracas se unem para oferecer delícias, como: peixes de água doce, arroz Maria Isabel, farofa de banana, paçoca e carne de jacaré. Você pode curtir ainda uma música ao vivo.
#3 Restaurantes de comidas típicas do Mato Grosso
Além do Bulixo, recomendo outros restaurantes que apostam em pratos que valorizam os peixes de água doce da região. Bom para quem quer comer pintado, pacu e piraputanga. Entre eles estão: Peixaria Popular, a Lélis Peixaria, a Peixaria Sabor Cuiabano e o Restaurante Porto da Conceição.
O que fazer à noite em Cuiabá?
#1 Praça Popular
Quem quiser curtir a noite cuiabana pode ir à região da Praça Popular. Por ali ficam os bares mais famosos da cidade e você pode escolher o que mais combina com o seu estilo. O Ditado, por exemplo,é conhecido por tocar música sertaneja. Jáo diferencial do Bar do Azeitona são seus aperitivos e opções de cervejas. Aposte ainda no Salomé Bar e no Hookerz.
Eu fui a um bar também tradicional e um pouco mais distante da praça, o Choppão. Peguei o rodízio de escaldado cuiabano que é um caldo com ovos, frango e tomate e Chopp Cozumel com limão, gelo e mel.
#3 Parque das Águas
O Parque das Águas tem entretenimento para todas as idades. Além do espaço para fazer caminhadas, corridas, andar de patins e mais, acontece todas as noites o show das águas em dois horários às 20h e às 21h30.
Ao redor do lago ficam restaurantes, quiosques e bares que são ótimos para curtir um Happy Hour com bebida, aperitivos e música ao vivo.
Bate e Volta na Chapada dos Guimarães
Vai para Cuiabá? Passe ao menos um dia na Chapada dos Guimarães! Eu sou suspeita, pois amo chapada, natureza, trilhas e cachoeiras, mas é mais um dos cantinhos incríveis do Brasil.
A melhor parte é que a Chapada é bem perto de Cuiabá e tem fácil acesso. Ela está a 69 km do aeroporto da capital do Mato Grosso.
Como chegar na Chapada dos Guimarães?
Você pode ir de carro ou pegar um ônibus na Rodoviária de Cuiabá. Optei pelo busão mesmo e foi bem tranquilo. Paguei R$ 18 o trecho.
Confira os horários e o valor dos ônibus para a Chapada dos Guimarães.
Um problema que enfrentei lá foi em relação aos passeios, pois eu não tinha reservado nenhum. O que fiz foi negociar com um mototáxi na rodoviária mesmo e ele me levou e depois foi me buscar no parque.
O motorista do ônibus te deixa lá se você pedir e sei que tem pontos de parada na estrada para a volta também. Tenta se informar!
Principais passeios da Chapada dos Guimarães
O ponto principal é visitar o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. A entrada é gratuita, mas cada local de acesso tem seu horário de entrada e saída, e algumas trilhas exigem o acompanhamento de guias.
Eu fui na Cachoeira dos Namorados, na Cachoeirinha e no Mirante do Véu de Noiva. São lindas!
Voltei e passeei pelo centro da cidadezinha da Chapada, almocei por lá e fui curtir o pôr do sol nos mirantes do Morro dos Ventos.
Se tiver mais um dia ou se se programar direitinho, dá para ir na Fazenda Água Fria. Lá fica o complexo de cavernas Aroe-Jari, a Gruta da Lagoa Azul e a Caverna Kiogo Brado.