Decidi reunir nesse post o que eu acho legal saber antes de ir passar o Carnaval em Recife e Olinda. Acho que podemos começar com a ideia de que, tirando o Galo da Madrugada, as festividades durante o dia são mais em Olinda e à noite no Recife Antigo.
#1 Onde se hospedar no Carnaval em Recife e Olinda
Essa questão é bastante relativa e eu vou separar por grau de entrega às atrações carnavalescas.
Viver a folia intensamente! Uma hospedagem bem comum nessa época do ano são as casas alugadas com grandes grupos de pessoas em Olinda. Elas são ótimas para quem quer interagir, não liga para ter pouco tempo para dormir e nem ter muito conforto. Você pode fazer isso com seus amigos ou seres humanos completamente desconhecidos.
Folia com um pouco de sossego! Minha preferida, por motivo de que gosto de curtir intensamente e depois voltar para um canto de paz. Nessa opção, você pode se hospedar no Recife, por exemplo, na região da Praia de Boa Viagem ou no Centro, e ir diariamente curtir o dia em Olinda e à noite no Recife Antigo no seu tempo.
#2 Trajeto entre Recife e Olinda durante o Carnaval
É muito fácil ir de Recife a Olinda! São cerca de 7 km da Praça do Marco Zero até o Alto da Sé, mas o que geralmente dá uns 15 minutos pode levar uma vida no Carnaval por causa do trânsito e interdições de vias.
A dica é ir até o máximo que der no trajeto Recife-Olinda de carro ou ônibus e depois encarar essa caminhada, não tente entrar realmente no centro da cidade, pois é bem difícil sair de lá e você vai perder tempo e paciência.
Na volta Olinda-Recife o processo é quase o mesmo. Saia total da muvuca, fora do centro da cidade e tente pegar um carro de aplicativo, ônibus ou táxi. Quando fui a Uber tinha postos para tentar organizar os passageiros, mas era super demorado e difícil conseguir um transporte.
No Recife Antigo durante a noite também fica difícil conseguir um transporte que não custe um rim, mas a dica é tentar sair um pouco da grande movimentação de pessoas e de taxistas (com cuidado, claro).
#3 Comida e bebida barata
Para quem vem de São Paulo, como eu, a bebida é muito barata em Olinda. Das latas de cerveja até o Axé (típica), portanto beba com consciência.
Agora outro ponto importantíssimo é que as comidas vendidas nas barraquinhas são maravilhosas e com um preço que não é justificativa para não dar um tempo na agitação para comer.
No Carnaval do Recife há polos gastronômicos com barraquinhas de comidas que também são ótimas!
#4 Principais atrações do Carnaval de Olinda
O que eu mais amo do Carnaval de Olinda é a ocupação das ruas, as expressões culturais e a democratização. Não há espaço para julgamentos.
As atrações estão por todo o centro histórico da cidade. A Praça do Carmo e o Alto da Sé são, por exemplo, pontos bastante movimentados.
Geralmente há shows de artistas consagrados, como: Alceu Valença e Nação Zumbi, apresentações de maracatu, frevo, coco, blocos e troças de carnaval.
Uma coisa muito angustiante é quando os blocos se encontram e fica uma quantidade de pessoas no mesmo espaço que parece impossível de existir. Se possível, tente ficar fora disso!
Alguns blocos conhecidos são o Homem da Meia-Noite, Mangue-Beat (Bloco da Lama), Enquanto isso na Sala da Justiça, Pitombeiras dos Quatro Cantos, Ceroula de Olinda e Bacalhau do Batata.
#5 Principais Atrações do Carnaval do Recife
O sábado de Carnaval no Recife é marcado pelo desfile do tradicionalíssimo Bloco Galo da Madrugada que geralmente reúne 1 milhão de pessoas. O resto das festividades geralmente acontecem durante a noite em alguns palcos espalhados pelo Recife Antigo.
Os principais shows acontecem na Praça do Marco Zero, mas ainda há outros pontos como o Pátio de São Pedro, a Praça do Arsenal da Marinha e da Avenida dos Guararapes com apresentações de orquestras e artistas locais.
No cais acontece o Festival Rec Beat que traz apresentações que misturam a música tradicional com novas tendências. E, no Pátio do Terço, rola a Noite dos Tambores Silenciosos no domingo de Carnaval.
#6 Camarotes em Olinda e no Recife
Sim, existem essas opções para quem não quer ficar no meio do povo no Marco Zero, no Recife Antigo. Geralmente é naquele esquema abadá, atrações dentro do camarote, bebida e comidas inclusas. Os mais famosos são o Camarote Parador e o Camarote Seu Boteco.
Em Olinda, fica o Carvalheira na Ladeira antes da entrada do centro da cidade. Aqui os camarotes são mundos completamente a parte como se fossem festas fechadas.