Se locomover em Londres não é muito difícil, o sistema de transporte público é bem amplo e eficiente. Você pode ir a qualquer lugar de ônibus, trem ou metrô.
Tratando-se de transporte público, acho que a pior parte é entender qual a melhor forma de pagar por ele. Como assim? O sistema de cobrança é inteligente, porém um pouco confuso.
Cartão Oyster
Para facilitar, adquira seu cartão Oyster logo de cara. Ele custa 5 libras, porém, antes de ir embora, você pode devolvê-lo e pegar seu dinheiro de volta. As passagens avulsas não valem a pena para quem vai usar mais de duas durante a estadia, ou seja, quase todo mundo.
O Oyster vale para todos os tipos de transporte público na Grande Londres: ônibus, metrô, trem, overground, tram e DLR. Você pode adquiri-los em máquinas nas estações, inclusive no aeroporto.
Zonas
Como em vários outros locais da Europa, a cidade é dividida em zonas. Os valores das passagens mudam de acordo com o local que você vai. Em Londres, você vai basicamente usar as zonas 1 e 2. Na zona 6 está o aeroporto de Heathrow.
Conclusão: compre passagens para as zonas 1 e 2 e já está ótimo.
Recarregar o cartão oyster
- Pay-as-you-go (pré-pago): você carrega o cartão com uma quantia “x” e o valor da passagem vai sendo descontado, sendo que há um teto diário e você não ultrapassa ele. Ou seja, você usa quanto quiser e não ultrapassa o valor máximo estabelecido para as zonas em que você esteve. Os limites diários são calculados durante um período de 24 horas, cobrindo todas as jornadas iniciadas entre as 04:30 e até às 04:29 no dia seguinte.
- Travelcard: que é quando você escolhe semanal, mensal ou anual e gasta a vontade nesse período dentro das zonas 1 e 2.
App de transporte
O mais usado é o CityMapper. Ele fala qual o transporte você deve utilizar, o percurso, o tempo de viagem e o horário em que o meio de transporte escolhido irá passar. Outras opção é o já conhecido Google Maps.
Táxi x Uber
Em Londres tem Uber, sim, e é muito, mas muito mais barato do que táxi. Meus amigos que moram em Londres, dizem que o táxi é muito caro e é mais para turista mesmo. Local anda de transporte público e no máximo pega Uber à noite.