Amo a saga Harry Potter e não podia deixar de conhecer os lugares do Porto que inspiraram J.K. Rowling a compor as histórias mágicas dos meus bruxos favoritos.
O que J.K. Rowling tem a ver com o Porto?
A autora britânica mudou-se para cidade no início dos anos 90, após a morte de sua mãe, para trabalhar como professora de inglês em uma escola de idiomas.
Rowling chegou a se casar com um jornalista português. Eles tiveram uma filha nascida na Maternidade Julio Dinis, em 1993, chamada Jessica Isabel Rowling Arantes. Porém, a união era bastante tensa e ela decidiu deixar o país.
Dizem que…
O nome do primeiro livro da saga teria relação com o poema “Pedra Filosofal”, de Antônio Gedeão, a quem Manuel Freire deu voz. A obra faz parte da cultura portuguesa.
O grande Lago Negro foi inspirado no Rio Douro.
Os jardins do Palácio de Cristal, em que a escritora gostava de passar parte do seu tempo, serviram de cenário e de inspiração para as histórias.
A Nimbus 2000 e as outras vassouras foram inspiradas por uma visita de J.K. Rowling à Escovaria de Belomonte.
J.K. Rowling confirmou que…
O fundador da Casa Sonserina, Salazar Slytherin, foi inspirado no ditador português António de Oliveira Salazar.
O capítulo favorito da autora em A Pedra Filosofal, “O Espelho de Ojesed”, foi escrito em suas primeiras semanas no Porto.
Visitas obrigatórias para fãs e turistas em geral
Livraria Lello e Irmão
A livraria centenária em estilo neogótico é conhecida como uma das mais belas do mundo. Escadaria rebuscada, vitrais e bustos de autores portugueses famosos atraem muitos turistas.
Acredita-se que ela tenha sido a inspiração de J.K. Rowling para a Floreios e Borrões, além de ser a descrição de algumas salas de Hogwarts e da escadaria do Dumbledore.
Paga-se 3 euros para entrar na livraria, porém o valor pode ser descontado na compra de livros.
Café Majestic
J.K. Rowling gastava horas dos seus dias escrevendo em cafés da cidade e o Café Majestic era o seu preferido.
Ele está localizado no região central do Porto e é muito bonito. O local tem decoração dos anos 20 e recebe eventos culturais. É bastante turístico, quando fui tinha fila para entrar.
Uniformes! Torça para se deparar com um grupo de universitários
Já sabia que os uniformes dos alunos de Hogwarts tinham sido inspirados nos de universidades do Porto, porém me emocionei real quando entrei em uma viela e me deparei com um grupo de estudantes com as suas capas negras esvoaçantes.
O traje é uma tradição não só no Porto, como em outras cidades de Portugal. Ele é coberto por rituais e significados. Não é obrigatório, mas os estudantes se sentem honrados em usá-los.
Eles são geralmente compostos por peças negras e camisas brancas.Cada universidade tem um modelo e cada curso uma cor diferente.
Além de contar com emblemas que significam, por exemplo, o time de futebol, a faculdade e o local de origem. Semelhante as cores e os símbolos das casas em Harry Potter.
Minha amiga estudou no Porto e o marido dela em Braga, ambos usavam a vestimenta em suas respectivas universidades. Não tinha nenhuma lá, mas quando voltar vou poder vestir a capa dela. 🙂