Nunca tinha assistido à uma maratona. Na verdade, só havia acompanhado uma corrida na praia em que o foco era parar nos postos e beber latas de cerveja. Mas, adorei curtir a Maratona de Roma e ter mais uma experiência esportiva internacional.
Os atletas e o clima na cidade
Sabia que a competição aconteceria desde o meu primeiro dia na cidade. Uns dois dias antes da maratona os atletas começaram a chegar. Havia pessoas de diferentes lugares do mundo. A minoria disputando realmente o título e grande parte tentando bater as suas metas pessoais.
Antes da corrida, as ruas de Roma ficaram bastante movimentadas. Os atletas pareciam bastante alegres e famílias inteiras foram acompanhar a disputa.
O legal de uma competição de longa distância é que você pode acompanhá-la de diferentes lugares da cidade. Além de ter como cenário lindos pontos turísticos.
Turistas
Para quem quer só turistas mesmo fica um pouco complicado, pois as atrações ficam fechadas durante a competição. Algumas ruas não podem ser transitadas e uma simples atravessar de pode dar um trabalhão.
A chegada
Os atletas com deficiências físicas são bastante aplaudidos durante o percurso. Para mim, o mais legal foi a chegada. Pude acompanhar os vencedores nas categorias masculinas e femininas e foi emocionante.
Acho que o mais legal de uma maratona ou de outro esporte individual é que trata-se de uma disputa contra os próprios limites. É uma grande superação.
Para variar, os africanos dominaram o pódio. Como estava frio, ao chegar os atletas eram encobertos por mantas térmicas.