A malha metroviária de NYC é simplesmente fantástica. Qualquer lugar que você vá tem um metrô perto, às vezes tem que andar um pouco, mas nada que vá dificultar a sua vida.
No lugar em que estava hospedada, no Brooklyn, eu tinha a possibilidade de pegar diretamente as linhas J, Z, M e G.
Além de ter um terminal de ônibus próximo, mas eu não precisei pegar busão nenhuma vez. Sim, eu estava no gueto e tinha metrô!
Outra vantagem é que o metrô é 24 horas.
Entenda o metrô de Nova York
Apesar de todo mundo falar que era complicado entender como esse tipo de transporte público funciona em NYC, aprendi bem rápido.
Na verdade, o que você precisa é de um mapa do metrô, que pode ser o do aplicativo Subway, que funciona offline, ou o impresso distribuído em hotéis, hostel, pontos turísticos. Andava com os dois para garantir.
Tem nesse site também.
O que você precisa saber para usar o metrô de NYC:
- Diferentes linhas passam pela mesma plataforma.
- Não é em todas as estações que é possível fazer baldeação, mas é na grande maioria.
- Há trens que não param em determinadas estações, eles são tipo expressos.
- As estações que são marcadas com branco são as que todos param, já as de preto só alguns.
- Alguns metrôs não funcionam à noite e de fim de semana, mas há sempre uma alternativa.
- Fique sempre atento às placas. Nas plataformas, elas mostram os períodos e se aquela linha para ou não em todas as estações e é claro o destino para você não correr o risco de ir na direção errada.
- No mapa é possível ver se a estação faz ou não baldeação. Ás vezes, vale dar uma andadinha para pegar o metrô já na linha que chega mais facilmente ao seu destino.
- Use o Google Maps para achar no mapa as estações de metrô próximas a você, é que essa parte funciona offline. Você consegue ver onde está e o símbolo de estação de metrô.
- Os trens são diferentes entre si, entre novos, velhos e intermediários, para mim, os melhores é o que diziam a próxima estação e tinham um painel eletrônico com todas as paradas.
- Não dá para passar o mesmo cartão duas vezes em seguida, tem um tempo que eu acho que é de 20 minutos.
Sim, as estações e os trens são sujos. Tem latas de lixo, mas o povo não curte muito jogar no lugar certo.
Atrações musicais
É comum encontrar pessoas tocando músicas nas estações, cheguei a ver uma banda inteiro se apresentando.
Em relação a segurança, não tive e não vi nenhum problema. Nem pixações têm mais por lá.
Compre o MetroCard
Vale comprar o MetroCard de uma semana ou 30 dias se usar muito ou ficar por esse período na cidade. Ele dá direito a passagens de ônibus e metrô ilimitadas nesse período.
Outra opção é comprar o cartão que custa US$ 1 e carregar com quanto quiser, dependendo do valor, você ganha desconto. Dá uma olhada nas tarifas.
Não sei dos outros meios de transporte da cidade, só usei o metrô. Até mesmo para chegar do aeroporto ao hostel e voltar depois.