Cânions, cachoeiras, trilhas, lago, passeio de barco e de veículo 4×4, contato com a natureza e muio mais. Saiba o que fazer em Capitólio!
Onde fica Capitólio?
Capitólio fica no Estado de Minas Gerais, na Serra da Canastra, a 282 km de Belo Horizonte. O município está às margens do Lago de Furnas que ficou conhecido como o “Mar de Minas”.
Não há um aeroporto próximo, então, seu acesso é terrestre. A cidade está a 440 km de São Paulo e 635 km do Rio de Janeiro.
Atrações de Capitólio
Uma parte da minha família é mineira e mora em Passos, cidade próxima a Capitólio. Demorei um tempão para saber que o destino que eu passei uma vida frequentando tinha se tornado famoso no país.
Quando voltei lá depois da fama, notei uma grande mudança, os turistas realmente estavam em peso e os preços de todas as atrações subiram muuuito. Não é mais tranquilo, mas ainda vale a pena!
Passeio pelo Lago de Furnas
O passeio mais tradicional de Capitólio é o de lancha ou chalana pelas águas do Lago de Furnas.
As embarcações navegam pelo Lago de Furnas e você pode observar os cânions, as cachoeiras, a vegetação e a água clara durante o caminho. Um cenário realmente maravilhoso.
O passeio de Chalana em Capitólio sai duas as vezes ao dia, uma de manhã e outra à tarde, e dura cerca de 4 horas. Você pode comprar os ingressos pela internet.
Quando eu fiz, demorou mais, pois ficamos cerca de uma hora parados na entrada da Cachoeira do Cânion por conta de uma fiscalização que acabou com a queda dos polícias na água saindo de jet ski. Dentro da embarcação há um bar e banheiros.
As paradas do passeio de Chalana são na Cachoeira do Cânion que é a principal, achei bastante cheia, mas fui em um feriado. Na Cachoeira Lago Azul que é bem bonita e dá para dar aquela energizada sob a queda d´água. E na Ilha da Fantasia que é como se fosse uma praia e dá para ficar tranquila na água por lá.
O passeio de lancha é mais caro, dura cerca de 3 horas, mas tem menos pessoas na embarcação. As paradas são na Cachoeira Lago Azul, Vale dos Tucanos, Cânions da Usina e Cachoeira Cascatinha.
Para quem está em galera ou tem dinheiro, pode ainda alugar uma lancha exclusiva e visitar as atrações que quiser de forma mais privativa.
Mirante dos Cânions
As fotos mais tradicionais de Capitólio são tiradas daqui. O Mirante dos Cânions proporciona uma vista incrível dos paredões rochosos junto com a água azul do Lago de Furnas.
Cachoeiras de Capitólio
Há muitas cachoeiras para visitar na região e passar o dia aproveitando cada uma delas. As mais visitadas são as Cachoeiras da Trilha do Sol, as Cachoeiras do Paraíso Perdido e da Pé de Serra. As duas últimas são basicamente as mesmas cachoeiras, em complexos diferentes e o que muda é a infraestrutura.
As Cachoeiras do Retiro Viking e a Cachoeira Fecho da Serra são mais vazias. A Cachoeira do Filó fica bem na rodovia e é muito lotada.
A Cachoeira Casca d´Anta tem 186 metros de queda livre e fica dentro do Parque Nacional da Serra da Canastra. Ela fica a cerca de 100 km de Capitólio e algumas vezes os passeios pelo parque só são acessíveis com veículos 4×4. Fique atento!
Ainda quero explorar mais o Parque da Serra da Canastra e volto para contar os detalhes para vocês! Por enquanto, posso dizer que os queijos são maravilhosos.
Noite em Capitólio
Como eu fico em Passos, terra da minha família, eu acabo aproveitando mais as atrações noturnas de lá que geralmente são bares e restaurantes com música ao vivo.
Mas, principalmente na alta temporada, Capitólio e Escarpas – cidade vizinha – contam com alguns eventos especiais que atraem até cantores e DJs famosos. Fique de olho!
As noites em que passei em Capitólio foram em um camping na beira de estrada, próximo ao mirante, com música ao vivo, fogueira, pessoas incríveis que tinha acabado de conhecer e um céu espetacular cheio de estrelas e lua cheia. Perfeito pra mim!
Ah, também já fiquei no Paraíso Perdido nessa mesma vibe, mas com amigos locais, já tinha fechado o parque.