Você já deve ter ouvido falar que Caraíva é um lugar mágico e na verdade é mesmo. Há muitas coisas para se fazer em Caraíva como ir ao rio, curtir um banho de mar, admirar o pôr do sol, comer bem e até dançar um bom forró. Mas, a ideia aqui é diminuir o ritmo e entrar em contato intenso com a natureza.
Confesso que quando cheguei a Caraíva não foi amor a primeira vista como eu imaginei que seria – muito por ter que carregar minha mochila andando em uma areia fofa ao meio dia sem ter comido. Mas, também quando eu senti a magia que envolve a vila muita coisa em mim aflorou.
Onde fica Caraíva?
Caraíva fica em Porto Seguro, no Sul da Bahia, na região Nordeste do Brasil. A comunidade litorânea e ribeirinha está a cerca de 750 km de Salvador, 100 km de Porto Seguro e 36 km de Trancoso.
Como ir para Caraíva?
Como ir de Porto Seguro para Caraíva?
Para ir de Porto Seguro a Caraíva atravesse o Rio Buranhém com a balsa de acesso a Arraial d´ Ajuda. Dali saem ônibus e vans que vão até a comunidade ribeirinha.
São somente dois horários de ônibus por dia: 7h10 e 15h10, mas na alta temporada, eles abrem mais um às 12h. As vans seguem conforme a demanda. Os horários do ônibus de Caraíva para a balsa são 6h20 e 16h, com o extra às 11h.
A estrada de acesso a Caraíva é de terra e não é muito boa. No meu caso, eu já fiquei parada por horas, pois uma ponte quebrou impedindo a passagem de veículos. O volume de veículos aumentou muito nos últimos anos o que danificou ainda mais o caminho.
Para chegar a vila, depois da estrada, é preciso fazer uma travessia rápida de barco. Além disso, não é permitida a circulação de carros em Caraíva, então, se você for de veículo, vai ter que deixar nos estacionamentos.
Como ir de Arraial d´ Ajuda a Caraíva?
Você pode ir de Arraial d´ Ajuda a Caraíva usando o mesmo transporte, pois eles passam pela Estrada Arraial Trancoso e param nos pontos que tem nela. Além de algumas paradas pelo centro como na BA-986 – a rua debaixo da Praça de Arraial d´ Ajuda perto do Armazém Santo Antônio.
Como ir de Trancoso para Caraíva?
O ônibus que vai de Trancoso a Caraíva sai cerca de 8h20 da rodoviária. É bom checar os possíveis horários das vans que saem da Praça da Independência.
Onde se hospedar em Caraíva?
As hospedagens em Caraíva perto da Beira do Rio facilitam bastante o transporte com as bagagens, mas as opções mais baratas estão um pouquinho mais afastadas dentro da Reserva Indígena do Xandó. Nada é mega luxuoso.
Escolha a sua hospedagem em Caraíva!
Eu fiquei hospedada na pousada Maria d´ Ajuda. É simples, mas limpa, confortável e tem um bom café da manhã incluso. É um ambiente bem família com um ótimo atendimento. Uma curiosidade é que a Maria é uma das únicas, se não for a única, que tem uma hospedagem e é realmente da região.
A maioria dos estabelecimentos de Caraíva são de pessoas de outros estados, como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Além dos gringos, claro!
Outro ponto, é que não podem ter veículos automotores circulando na vila, então, bom saber que você vai ter que carregar a sua mala na areia fofa e provavelmente no calor. A outra opção é usar carroças, mas é que eu não gosto da exploração animal e nem considero essa alternativa.
Como economizar em Caraíva?
Caraíva é um destino caro. Lugares que não tem um acesso tão fácil geralmente são, mas, além disso, a comunidade atrai pessoas que trazem um ar hippie chique. A minha dica para economizar em Caraíva é comprar coisas no mercado, principalmente bebidas.
Prefira se hospedar e comer no Xandó que é a aldeia na entrada da Reserva Indígena ao lado de Caraíva, lá é mais barato e tem opções de marmitas, PFs muito boas. Na Rua do Rio também dá para achar uns PFs na hora do almoço que dá para pagar.
O que fazer em Caraíva?
Rio e Mar
A principal atração de Caraíva é a Ponta da Barra, pois é lá que acontece o encontro do mar com o Rio Caraíva. Nessa parte, é possível alternar entre banhos em águas doces e salgadas e ainda há estrutura de cadeiras de praia, guarda-sol e barraquinhas.
O mar é agitado, mas há piscinas naturais em algumas partes da praia que são formadas durante a maré baixa. A areia é fofa o que dificulta um pouco as caminhadas.
Uma atividade que pode ser bastante divertida, principalmente para as crianças, é descer o Rio Caraíva na corredeira em boias que são como estepes de pneus.
Praia do Satu
Geralmente quem vai a Caraíva, visita Satu. A praia tem piscinas naturais na maré baixa, falésias, coqueiros, uma lagoa e não possui muita estrutura. Acho que só tem um Clube de Praia.
A distância entre Caraíva e Satu é de cerca de 4 km. Dá para ir andando, após atravessar o rio perto da ponta da Barra ou ainda pegar algum passeio de barco direto até lá – que na verdade provavelmente faça parte de um roteiro que inclui a Praia do Espelho.
Praia do Espelho
Você pode continuar andando pelas praias após ir ao Satu, passar pela Praia Juacema e chegar a Praia do Espelho. São 9 km de distância entre Caraíva e Espelho, lembrando que o ideal é fazer essa travessia na maré baixa e o caminho todo é na areia.
Há passeios de barcos saindo de Caraíva para a Praia do Espelho e também de Trancoso para lá. Não achei uma forma de ir de transporte público, pois o ônibus para na estrada que é distante da praia em si. Umas amigas usaram mototáxi para chegar e eu fui de carro (na carona com amigos).
A Praia do Espelho é simplesmente maravilhosa principalmente na maré baixa, mas é nessa hora que também recebe os passeios e fica mais cheia.
Lá é bem caro e há poucas opções de hospedagem, mas eu imagino que seja incrível ficar por pelo menos uma noite.
Nas barracas geralmente é cobrada uma consumação mínima e a dica é sempre sair da parte mais central para ter mais sossego e melhores opções que envolvem custo x benefício.
O mar é calmo, as falésias compõem o visual paradisíaco e em alguns pontos há pedras. Vale ainda explorar a Praia de Curuipe e a Praia dos Amores (Setiquaral)!
Passeio para Corumbau
Um outro passeio bastante comum é o de bugue até a Corumbau. O preço é tabelado e para fazê-lo basta ir até o ponto de saída dos veículos por volta das 9 horas que fica na entrada do Xandó.
O caminho até o Corumbau é feito dentro da Reserva Indígena que abriga algumas tribos diferentes. Nele é possível observar e parar em algumas praias e ver o Monte Pascoal.
O bugue para na Aldeia Barra Velha em que alguns Pataxós vendem seus artesanatos e depois é preciso atravessar de barco o Rio Corumbau. Do outro lado, você pode ir andando até a Ponta do Corumbau que é um extensão de terra que adentra o mar.
A praia tem águas calmas, um clima de vila e é muito bonita. Cenário perfeito para relaxar! Uma dica é escolher as barracas mais afastadas da Ponta, pois você tem preços mais baixos e ainda mais tranquilidade.
Eu acho um bom momento também para prestar atenção de verdade ao redor, observar a cultura e conversar com alguns Pataxós.
Vivências Indígenas
A Aldeia Barra Velha possui um Centro Cultural de Tradições Indígenas que pode ser visitado e traz um pouco da história, da dança, da culinária e do artesanato Pataxó.
Na Aldeia Porto do Boi é oferecida duas vezes ao dia uma experiência de vivência indígena. Nela os Pataxós falam sobre a vida em sintonia com a natureza, contam lendas e histórias sobre seus povos. Além de mostrar técnicas de artesanato, da aplicação do rapé e fazer pinturas na pele. Um peixe feito na folha de patioba é oferecido aos visitantes e a vivência acaba com um ritual Awê de dança, rezas e cantos.
Pôr do Sol em Caraíva
O pôr do sol em Caraíva é um espetáculo e pode ser visto mais de uma vez no mesmo dia. Como? Simples, você pode ver o sol se pôr perto da ponta da Barra e depois andar até o Boteco do Pará e ver novamente.
Aliás, o Boteco do Pará tem um pastel de arraia e outro de doce de leite com banana que são muito bons. Vale experimentar!
Outro lugar que eu amo de Caraíva e que tem um pôr do sol incrível é a Prainha. É lá que os passeios para a Ponta do Corumbau terminam. Eu gosto de lugares vazios, então, ir até a Prainha de manhã e estar praticamente sozinha em meio a natureza é uma coisa que me faz muito bem e eu recomendo!
O que fazer à noite em Caraíva?
A noite em Caraíva é a de uma vila de praia em que as atrações consistem em andar pela Rua do Rio e jantar em algum dos seus restaurantes com ou sem música ao vivo. Porém, após a meia noite, é possível curtir os forrós do Beco da Lua, do Pelé e do Ouriço.
Ah, a bebida oficial de Caraíva é o Netuno que eu não faço ideia o que tenha nela.