A capital do Ceará encanta pela beleza, pelas manifestações culturais e por uma culinária de dar água na boca e isso se expande para cidades próximas que valem a visita. Então, veja o que fazer em Fortaleza e nos seus arredores!
Onde se hospedar em Fortaleza?
A rede hoteleira da cidade é bastante ampla e se concentra na sua maior parte na Av. Beira Mar, mas há opções mais baratas se você não se importar de ficar alguns quarteirões longe da orla.
Eu acho que o melhor bairro para ficar é o Meireles, pois nele fica a Feirinha de Artesanato, que é aquele passeio noturno tradicional. Iracema, próximo ao centro, e Mucuripe também são boas opções.
Algumas pessoas escolhem ficar na Praia do Futuro, mas por ser mais afastada e menos movimentada acaba obrigando o visitante a depender mais do hotel e de um carro para a locomoção principalmente à noite.
Quando você se afasta muito da orla em Meireles, Iracema ou Mucuripe ou está na Praia do Futuro à noite, não é recomendado andar a pé, prefira chamar um Uber/Táxi.
Escolha a sua hospedagem em Fortaleza!
Onde comer em Fortaleza?
Opções de comidas deliciosas com frutos do mar, caranguejo, peixes e carne de sol não vão faltar. Aposte ainda nas tapiocas, nas castanhas de caju e no açaí com creme de leite ninho.
O Coco Bambu nasceu em Fortaleza e tem várias filiais pela cidade, você pode ir ao Dom Pastel que é o primeiro restaurante do grupo. Além da comida ser realmente gostosa, quando dividida, não fica tão cara.
Para os amantes dos peixes frescos, a melhor pedida é ir ao Mercado do Peixe, em Mucuripe. Nele você compra o peixe e ele é preparado na hora para a sua degustação.
O que conhecer em Fortaleza?
Centro de Fortaleza
Com um dia mais nublado ou mais tempo na cidade, é possível conhecer um pouco das atrações do Centro de Fortaleza. É muvuca, tem que tomar aqueles cuidados básicos com a segurança, mas pode valer a pena. Confira a lista:
- Theatro José de Alencar – um teatro clássico do Brasil.
- Museu do Ceará – com objetos históricos e literatura de cordel.
- Passeio Público – praça mais antiga da cidade com um café.
- Mercado Central – com artesanato, castanhas de caju, produtos locais e souvenires com os preços mais em conta.
- Emcetur – mais um centro de artesanato em que as lojinhas ocupam celas de um antigo presídio da cidade.
Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
É uma atração que fica no centro, mas pode ser incluída em qualquer roteiro por Fortaleza. Ele é recomendado mais no final da tarde e à noite, das 15h às 22h.
Nesse ponto turístico estão o Museu da Cultura Cearense, o Museu de Arte Contemporânea, a Multigaleria, o Planetário e o Cinema Fundação Joaquim Nabuco. Além de bares, cafés e restaurantes.
Praias Urbanas
As praias urbanas mais conhecidas e recomendadas para passear na orla e admirar a sua beleza são a Praia de Iracema, que você pode também ver o pôr do sol na Ponte dos Ingleses, a Praia Mansa e a Praia do Mucuripe.
Um pouco mais afastada, a Praia do Futuro é o lugar das megabarracas como a Crocobeach e o Chico Caranguejo, e é onde os visitantes aproveitam para curtir o dia de sol.
Feira de Artesanato da Beira Mar
A Feira de Artesanato é aquele passeio tradicional da noite para conhecer as barraquinhas de arte local, comprar um souvenir, comer comidas típicas e passear a Beira Mar.
Passeios nos arredores de Fortaleza
É possível fazer bate e volta de Fortaleza para algumas praias, contratando os passeios em alguma agência ou alugando um carro. Eu não gosto de passeios pré-programados, então, preferi alugar um carro.
As praias próximas de Fortaleza mais visitadas são Porto da Dunas, Prainha, Águas Belas, Morro Branco, Cumbuco e Lagoinha.
Passeios tradicionais mais distantes incluem Canoa Quebrada, recomendado ficar pelo menos uma noite, e Jericoacara, fique pelo menos duas noites aqui.
Tem um post no blog dedicado a Jeri e vou escrever aqui embaixo sobre os lugares que eu realmente fui partindo de Fortaleza.
Porto das Dunas – Beach Park
A praia de Porto das Dunas fica em Aquiraz, a 20 minutos de Fortaleza, e é onde está o famoso Beach Park. Ela é bem bonita, preservada e mais tranquila do que as praias urbanas. Além de ter uma barraca de praia que é do parque aquático.
Ganhei ingressos para o Beach Park e realmente adorei passar o dia me divertindo no parque. Há atrações que combinam com todos os graus de coragem! Acho legal dizer que os armários são alugados e não tem vestiário.
Morro Branco e Praia das Fontes
A praia de Morro Branco está entre as mais bonitas do Brasil! Ela tem aquelas paisagens dignas de agradecer a oportunidade de ter conhecido, pois além do belo mar, conta com as encantadoras falésias.
Moro Branco fica no município de Berberibe a 85 km de Fortaleza. Fui de carro alugado até a Associação dos Bugueiros da praia onde eu e duas amigas negociamos e fechamos o passeio mais longo pela região. As principais paradas foram:
A Gruta da Mãe D´Água que só é acessível na maré baixa. A gruta já foi cenário de novelas, entre elas a Tropicaliente, e tem água saindo de seu teto.
O Labirinto das Falésias possuem diferentes tonalidades e proporcionam uma vista incrível de cima dele. Acho que tinham uns guias para fazer o passeio, mas não contratamos e não fez diferença.
A Lagoa do Uruaú é boa para entrar na água e dar uma relaxada. Na verdade, eu adoro lagoas, ainda mais com aquelas redes na água.
Na Praia das Fontes pudemos ficar um tempinho e almoçar antes de voltar para o ponto em que deixamos nosso carro e seguir viagem para Canoa Quebrada.
Canoa Quebrada
Fomos de Morro Branco a Canoa Quebrada e a dobradinha de destinos no mesmo dia é bem cansativa, ainda mais quando se está dirigindo e tem a ideia de fazer um bate e volta. Nesse caso, recomendo pelo menos passar uma noite em Canoa Quebrada.
A praia fica no município de Aracati, a 163 km de Fortaleza. Eu fui ao local em um feriado e estava bastante cheio. Não recomendo ficar andando de carro por suas ruazinhas lotadas.
O que fazer em Canoa Quebrada?
Como tinha feito o passeio de Buggy em Morro Branco, não fiz em Canoa Quebrada, mas aproveitei para caminhar e admirar a beleza da praia da areia e também de cima das falésias.
O símbolo oficial de Canoa Quebrada fica na Praia da Ponta Grossa, que é um pouco distante, mas tem vários deles espalhados pelas falésias e dá para fazer a foto tradicional com a Lua e a estrela ao fundo.
Na Praça Dragão do Mar, você tem uma vista legal no final da tarde e, se tiver coragem, pode arriscar se aventurar em um parapente.
Á noite, você pode passear e comer na Broadway, como é conhecida a Rua Dragão do Mar.
Pôr do sol em Canoa Quebrada
A Duna do Pôr do Sol é o local mais movimentado para ver o pôr do sol em Canoa Quebrada e não é para menos. O visual é realmente incrível!
Fui de carro até as Dunas do Pôr do Sol e foi quase impossível sair de lá depois com um trânsito mega confuso que incluia buggy, cavalos, carros, SUVs e pessoas sem respeito.
Um comentário sobre “O que fazer em Fortaleza e nos seus arredores?”