O que fazer em Jericoacoara

O que fazer em Jericoacoara? Passeios, pôr-do-sol e muito mais

Lagoas, dunas, mangues e praias. Uma vila rústica que valoriza o pé na areia e a simplicidade. Ao mesmo tempo que traz um certo requinte em algumas pousadas e restaurantes. Assim, é Jeri! Bora saber o que fazer em Jericoacoara?

Onde fica Jericoacoara?

Jericoacoara é uma pequena vila que fica no município de Jijoca de Jericoacoara, no Ceará, Nordeste do Brasil. Ela está a cerca de 300 km de Fortaleza.

Como chegar em Jericoacoara?

Antigamente era mais complicado chegar a Jericoacoara, pois além da distância de 300 km de Fortaleza, a Vila é cercada por dunas que obrigam o uso de veículos 4×4. Hoje a maneira mais fácil de ir a Jeri é de avião pousando no aeroporto de uma cidade próxima.

Aeroporto Regional de Jericoacoara

Eu particularmente fiquei receosa com a inauguração do Aeroporto Regional de Jericoacoara, pois a facilidade do acesso ao local faz com que o número de turistas aumente, o que prejudica a preservação e a experiência da viagem.

Os preços e as ofertas de voos ainda não são tão grandes e quando chegar ao aeroporto é preciso pegar um transfer ou um táxi até a vila.

Como ir de Fortaleza para Jericoacoara?

Há algumas opções para ir de Fortaleza a Jericoacoara e vice e versa. Eu usei duas formas diferentes: van + jardineira na ida e veículo 4×4 na volta.

Ônibus de Fortaleza a Jericoacoara

Há ônibus diários que saem da rodoviária ou do aeroporto de Fortaleza com destino a Jijoca de Jericoacoara, de lá, você precisa pegar uma jardineira, tipo “pau de arara”, para passar as dunas e chegar na vila. Confira os preços e os horários dos ônibus!

Essa opção é bastante demorada, o trajeto inteiro deve dar mais de 7 horas, mas é a forma mais barata. Eu fiz uma versão dessa rota que demorou um pouco menos, umas 6h, usando um transfer/van coletiva até Jijoca no lugar do ônibus.

Veículo 4×4

Na volta de Jeri para Fortaleza, preferi ir mais rápido e optei pelo veículo 4×4 compartilhado e o tempo foi de umas 3h30. No meu caso, não lembro de ter sido confortável, pois estava cheio e eu fui no pior lugar.

Se você tiver dinheiro, pode reservar um veículo particular para fazer o trajeto. O preço é fechado e quanto mais pessoas forem, menos você paga.

Carro

Você pode até ir de carro até Jijoca de Jericoacoara e deixá-lo em um estacionamento por lá, mas não recomendo tentar passar pelas dunas com veículos comuns. Vi muita gente atolando e, no mínimo, você precisa de alguém para seguir no meio das dunas.

Ajudamos um casal que viajava pela América do Sul em uma kombi a sair do atoleiro.

Onde se hospedar em Jericoacara?

Não acho que quanto ao quesito localização tem muito erro ao escolher sua hospedagem. Jeri é pequena e dá para fazer tudo a pé dentro da vila – basicamente de qualquer lugar que você esteja.

As ruas principais são a Rua do Forró, a Rua São Francisco, a Rua Principal e a Rua das Dunas. Quanto ao tipo de hospedagem tem opções que vão de pousadas cheias de luxos a hostel. Só escolher!

Eu fiquei no Mandala Hostel e gostei. A localização é boa, tinha café da manhã e era confortável. Na época não tinha chave nos quartos e havia horário para ligar o ar condicionado, mas isso é normal nesse tipo de hospedagem.

O que fazer em Jericoacoara?

O que fazer em Jeri

Praia de Jeri

Uma larga faixa de areia, águas cristalinas e o vento ideal para praticar kitesurf, assim é a Praia de Jericoacoara. As pousadas a beira mar disponibilizam cadeiras e guarda-sóis para hospedes e clientes de seus restaurantes.

Passeios

Há basicamente dois passeios para fazer em Jeri: um no lado oeste e o outro no lado leste.

No Lado Oeste as atrações são o Passeio Ecológico do Cavalo-Marinho, o Mangue do Guriú, a Lagoa de Tatajuba e o Lago Grande.

Já o Lado Leste é mais popular e tem como paradas a Pedra Furada, a Árvore da Preguiça, a Praia do Preá, o Buraco Azul, a Lagoa Azul e a Lagoa do Paraíso.

Os passeios são feitos em buggy , jipes ou algum outro veículo tracionado e não vai faltar oferta de agências para você escolher. Os preços variam bastante na alta e na baixa temporada.

Os dois passeios passam pelas dunas e piscinas naturais do Parque Nacional de Jericoacoara.

Você pode ir direto a um lugar que tenha gostado mais de visitar. Para isso, vá até a Rua São Francisco, pois é de lá que saem os buggies, negocie um valor e partiu.

Eu voltei à Lagoa de Jericoacoara para aproveitar o clube de praia Alchymist – e agradar minha amiga – e relaxar por lá. Para mim, a barraca era cara, o atendimento péssimo e o lugar muito cheio. Então, andamos por um tempo e chegamos ao Restaurante Água Viva, um ponto que estava mais tranquilo e barato para comer e voltamos de lá para a vila.

Dica! Jeri é uma cidade cara como a maioria dos lugares de difícil acesso e ainda mais com o turismo bastante presente. A dica é antes de sair para os passeios, passar no mercado e comprar coisas para você beber e comer durante o dia. É só ter uma térmica ou um isopor.

Pôr do Sol em Jeri

Como os passeios acabam umas 15h/16h, é possível admirar todos os dias o sol se pôr na Duna do Pôr do Sol. Ache seu espaço e contemple esse momento.

Se quiser um lugar mais agitado, com música e bebidas, você pode ir ao Café Jeri de quarta a domingo e ao Forró do Pôr do Sol às quintas-feira.

O que fazer à noite em Jericoacara?

O que fazer à noite em Jeri

A primeira coisa é sem dúvida passear pela Vila, olhar suas lojinhas, observar o movimento da Praça Principal, escolher um lugar para comer e aproveitar uma música ao vivo.

Vale ainda ir até a entrada da praia, na Rua Principal, e beber um drink nas barraquinhas e em alguns dias até curtir um DJ tocando. Aqui também é um ponto para o after.

As festas tradicionais de Jeri acontecem diariamente entre 22h30 e 2h. Elas se intercalam entre os dias da semana e ainda cobram o mesmo valor de entrada. É bem parecido com o que contei sobre Morro de São Paulo!

Quarta-feira e sábado: Forró no Restaurante Dona Amélia.

Quinta-feira: Forró no Maloca.

Sexta-feira: Samba da Benção, no Solar da Malhada.

Domingo: Forró de Trás da Igreja, no Serramar.

Segunda: Mistura Fina, com forró e samba, no Serramar.

A Padaria Santo Antônio abre às 2h e atende aos baladeiros que se deliciam com seus pães, bolos, doces e outras comidinhas que em São Paulo chamamos de Larica.

Saiba o que fazer em Fortaleza, Morro Branco e Canoa Quebrada!

Um comentário sobre “O que fazer em Jericoacoara? Passeios, pôr-do-sol e muito mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.