Reuni nesse post muito mais do que só o que fazer em Morro de São Paulo, mas também dicas para aproveitar o melhor dessa cidade tão bonita e encantadora.
Onde fica Morro de SP?
Para quem não sabe, Morro de São Paulo fica na Ilha de Tinharé, no município de Cairu, na Bahia, há 64 km de Salvador. Apesar de ser perto da capital baiana, o acesso não é tão fácil, pois não pode ser feito por terra.
O que saber antes de chegar a Morro?
Acho importante saber que na ilha praticamente não há carros e as vias não são adequadas para andar com sua mala de rodinha. O que isso significa? Que sua bagagem será carregada por você ou por um morador local em um carrinho de mão.
Já sou a favor do minimalismo nas viagens, porque realmente não precisamos levar muita coisa, mas pensa nisso com carinho na hora de fazer as malas.
Outra coisa, existe uma taxa de turismo para a preservação do meio ambiente de R$ 15 para entrar na ilha.
Como chegar em Morro de São Paulo?
Como dito anteriormente, apesar de estar relativamente próximo a Salvador, pode não ser tão tranquilo para algumas pessoas chegar em Morro de São Paulo.
Eu, por exemplo, sou daquelas que sentem enjoo no mar e aí já está um bom motivo para o desconforto nas águas agitadas do trajeto.
Abaixo vou descrever as opções e acho que você pode se basear no melhor custo x benefício para você.
Por mar: lancha rápida ou catamarã para Morro de São Paulo
Acredito que o Catamarã seja a forma mais comum de ir até Morro de São Paulo. Você pode pegá-lo no Terminal Marítimo, em Salvador, bem na frente do Mercado Modelo.
Em alguns horários, dependendo da disponibilidade e quantidade de pessoas para a travessia, saem também lanchas rápidas para a ilha. Para quem passal mal, o catamarã é mais estável. A lancha chacoalha mais, mas é mais rápida.
O tempo médio de percurso é de 2h e três empresas fazem o trajeto com preços tabelados: a Biotur, a Ilha Bela Transporte Marítimo e a Farol do Morro.
Confira os horários e os preços dos Catamarãs para Morro de São Paulo!
Por mar e terra: ônibus e barco para Morro de São Paulo
É a opção mais econômica e se você fizer por uma empresa de transfer acaba tendo um tempo similar ao do Catamarã – cerca de 2h30 de trajeto. Nesse caso, o preço é parecido, mas com menos enjoo.
Escolhi essa opção, pois achei mais vantajosa pensando que sai do Aeroporto de Salvador direto para Morro de São Paulo e fiz o inverso na volta. Pensei no dinheiro do Uber + tempo de percurso e optei pelo transfer com a Cassi Turismo.
Se quiser fazer a travessia por conta própria, que é o jeito mais barato e demorado para chegar em Morro de São Paulo, siga esses passos:
- Pegue um ferryboat saindo do Terminal Marítimo de Salvador, na frente do Mercado Modelo, para o Terminal Bom Despacho, em Itaparica.
- Em Itaparica, pegue uma van ou um táxi do Terminal Marítimo para a estrada em que passa o ônibus com destino a Valença.
- No Terminal Marítimo de Valença há lanchas com destino a Morro de São Paulo.
Quando você faz com o transfer, tudo é sincronizado nesse trajeto e, por isso, mais rápido.
Quantos dias ficar em Morro de São Paulo?
Acredito que no mínimo você deva ficar 3 dias em Morro de São Paulo, mas que o ideal seria reservar 5 dias para aproveitar mais a viagem.
Onde se hospedar em Morro de São Paulo?
Poderia até escrever em qualquer lugar, mas depende do que você quer para a sua viagem.
O Centro e a Primeira Praia são ótimos por estarem bem próximo aos restaurantes, as lojas e aos passeios noturnos.
A Segunda Praia tem bastante oferta de hospedagem, também há restaurantes próximos e eu acho uma boa opção para estar entre o centro e as outras praias um pouco mais afastadas.
Para sair um pouco do agito, melhor optar pelas Terceiras e Quartas Praias e escolha a Quinta se quiser um isolamento.
Veja locais para se hospedar em Morro de São Paulo!
Geralmente quando viajo sozinha, que foi o caso dessa viagem, eu me hospedo em hostel, mas por estar numa vibe mais reservada, preferi uma ficar numa pousada da Segunda para a Terceira Praia.
O que visitar em Morro de SP?
Praias
As praias no geral são lindas com aquele mar azul tranquilo e apaixonante!
A Primeira Praia tem piscinas naturais quando a maré está baixa e há alguns ambulantes vendendo comida e bebidas, mas nada invasivo.
A Segunda Praia tem mais infraestrutura com restaurantes muito bons e bares. Por isso, é a mais agitada.
A Terceira Praia tem uma curta faixa de areia que com as mudanças da maré pode até desaparecer por completo. Ela fica de frente para Ilha de Caitá que pode ser acessada por um caiaque alugado ali mesmo. E também é dela que partem os passeios de barco.
A Quarta Praia é incrível, pois nela é possível ver muitos peixinhos quando a maré está baixa e as piscinas naturais surgem. A água é cristalina e você tem que se programar para visitá-la.
A Quinta Praia ou Praia do Encanto é bem mais isolada com muita natureza preservada e um mar maravilhoso. É mais tranquila e tem uns hotéis mais luxuosos. O acesso é pelo mar ou por quadriciclo.
Passeio volta à ilha em Morro de São Paulo
Um passeio tradicional e bastante oferecido em Morro de São Paulo é o de volta à ilha. Você pode fechar com alguma agência ou ir direto a terceira praia no horário das saídas do barco, acredito que umas 8h30/9h, e achar um barqueiro por lá.
É preciso reservar um dia inteiro da sua viagem para ele, mas vale muito a pena. Fique atento as mares, pois eu sai da praia com a maré cheia e o mar bastante agitado e passei mal. Confira as paradas comuns do passeio:
- Piscinas Naturais de Guarapuá.
- Piscinas de Moreré em Boipeba.
- Praia de Cueira – aqui é legal aceitar a proposta de contratar um guia local e fazer uma trilha a pé por dentro da ilha até a Praia da Braia Boca da Barra e almoçar por lá.
- Canavieiras – lugar para comer ostras mega frescas. Para chegar, você passa pelo Rio do Inferno que tem uma bonita vegetação.
- Cairu – aqui fica o Convento de Santo Antônio e se quiser visitar pode dispensar os guias – geralmente é onde os barcos param para abastecer.
Eu tenho um carinho especial por esse passeio, pois, além de lindo, ele me permitiu conhecer pessoas incríveis que dividiram momentos especiais na ilha comigo.
Centro/Vila
A vila que seria uma espécie de centrinho de Morro de SP reúne restaurantes, lojas, bares, sorveterias e agências de viagem. É onde tem a pracinha – Praia Aureliano Lima – e a igreja – Igreja Nossa Senhora da Luz – tradicionais em qualquer cidadezinha.
Tirolesa, mirante e lugares para ver o pôr-do-sol em Morro de São Paulo
O pôr-do-sol em Morro de São Paulo é daqueles que você agradece por ter a oportunidade de vivenciar.
Saindo da Vila em direção ao porto, procure um caminho a direita que está sinalizado e suba. Nele estão alguns pontos para ver não somente o pôr-do-sol como outras partes da cidade. Além de ir até a famosa tirolesa. Confira alguns pontos:
- Toca do Morcego – barzinho com estrutura para ver o pôr-do-sol com comidinha, bebidas e música.
- Farol do Morro – próximo a ele está um mirante para ver a Praia do Forte e a cidade.
- Tirolesa – você pode descer a tirolesa ou simplesmente contemplar a belíssima vista das praias.
- Mirante / Forte da Ponta do Facho – meu lugar preferido para ver o pôr-do-sol, pois é gratuito, você acha seus lugar para sentar nas pedras e sente toda a energia da natureza.
- Recomendam ainda a vista do restaurante do Hotel Portalo que fica bem perto do porto.
Dica importante: baixe um app com os horários das marés e do pôr-so-sol! Eu uso o Maré Próximas.
Paredão de Argila e Praia da Gamboa
Do Porto do Morro, é possível pegar um barquinho ou ir andando até a Praia da Gamboa, passando pelo Paredão de Argila.
No meu caso, eu fui andando, parei no Paredão de Argila, fiz todo um tratamento de beleza – sim, deixa a pele bem macia – e fiquei na Praia da Gamboa. Ao final da tarde, voltei com o barco e pude assistir ao pôr-do-sol no mar.
Mais uma vez, o que interfere nesse caminho é a maré, pois só quando ela está baixa, é possível fazer esse percurso até o local.
O que fazer à noite em Morro de São Paulo?
Passear pela Vila é aquele passeio noturno tradicional para jantar e fazer umas comprinhas. Na Praça Aureliano Lima tem uma feirinha de artesanato e perto dela na Rua da Fonte Grande um acarajé delicioso.
Na Segunda Praia ficam alguns bares/restaurantes bons para dar uma descontraída com aquela brisa do mar.
Todos os dias, após a meia noite, há um rolê para fazer em Morro de São Paulo:
- Sexta-feira e Domingo: festa na Toca do Morcego.
- Sábado: festa na Pulsar Disco.
- Segunda e quinta-feira: luau com barraquinhas de batidas com frutas da região, na Segunda Praia.
- Quarta-feira: a tradicional festa no Teatro do Morro, no bairro de Mangaba.
Eu gosto muito dessa programação orquestrada entre os lugares para não dispersar os turistas nas festas e ainda promover uma interação com os locais.
Pouco tempo em Salvador? Saiba o que fazer na capital baiana!
Um comentário sobre “O que fazer em Morro de São Paulo? Tudo o que precisa saber!”