Confesso que tinha dúvidas do que fazer em Trancoso sem ter muito dinheiro para gastar, mas é possível explorar o distrito economizando. Você pode aproveitar praias paradisíacas e isoladas, nadar nos rios, andar bastante e passear pelo famoso Quadrado!
A dica para economizar em Trancoso é procurar lugares mais baratos para comer e beber, comprar coisas em mercado e não ficar nos clubes de praia. Além disso, é bom saber que fora do Quadrado os preços caem.
Sei que para algumas pessoas é mais complicado viajar assim, mas para mim é fácil, porque eu gosto mesmo é de me isolar e curtir a natureza. Ah, tamb´ém dá para equilibrar as duas vibes!
Onde fica Trancoso?
Trancoso fica em Porto Seguro, no Sul da Bahia, na região Nordeste do Brasil. O distrito está a cerca de 1h20 de Porto Seguro (37 km) e 40 minutos de Arraial d´ Ajuda (28 km).
Como chegar em Trancoso?
Porto Seguro a Trancoso
Para ir de Porto Seguro a Trancoso é possível pegar a balsa que faz a travessia para Arraial d´´ Ajuda ou ir somente por via terrestre no sentido da cidade de Eunápolis – caminho mais longo. Depois, é só acompanhar a sinalização e seguir viagem pela Estrada de Trancoso.
Você também pode pegar um ônibus ou uma van até o distrito ao sair da embarcação. Eles saem geralmente a cada uma hora principalmente na parte da manhã e no começo da tarde.
Arraial d´ Ajuda a Trancoso
Os ônibus e vans que vão de Arraial para Trancoso passam pelas paradas das ruas principais, mas se quiser pegá-lo mais vazio, a dica é ir até a rua debaixo da Praça de Arraial (BA-986) perto do Armazém Santo Antônio.
Um outro jeito é ir pela praia numa caminhada que só pode ser feita na maré baixa por conta da travessia de rios e pedras pelo caminho. Eu falei um pouco dela em outro post.
Onde ficar em Trancoso?
A hospedagem em Trancoso é cara, mas tem muita opção. Se preferir andar mais a pé, recomendo ficar na região próxima ao Quadrado. Para quem quer lugares mais privativos e isolados, pode escolher na área das praias e pegar o carro para ir ao centrinho à noite ou as barracas mais agitadas durante o dia.
O lugar que eu mais gostei de ficar foi o Trancoso Suítes! Tem opção de quarto compartilhado e privativo. É próximo ao Quadrado, bom preço para a região, limpo, café da manhã gostoso, confortável e o atendimento muito bom.
O que fazer em Trancoso?
Passear pelo Quadrado
No Quadrado de Trancoso há casinhas coloridas tombadas que são cheias de histórias e ótimos pontos para fotos. Vale a pena desbravá-las, pois algumas guardam até mesmo pequenos museus. Além disso, atrás da igreja há um lindo mirante.
Praias Centrais
A Praia dos Coqueiros e a Praia dos Nativos são as mais agitada, pois nelas estão as barracas/clubes/cabanas de praia. Entre elas há um rio que pode ser facilmente atravessado na maré baixa. O pôr do sol na direção do rio é bem bonito. A parte boa é que, se você andar um pouquinho, já consegue achar uma faixa de areia mais tranquila.
Praias para o Norte
Saindo da Praia dos Nativos e andando (ou dirigindo) em direção ao Norte têm a Praia do Rio da Barra e a Praia das Tartarugas ambas bonitas e sossegadas. Depois de uma barreira de pedras chega-se em Taipe que já é Arraial d´ Ajuda.
Praias para o Sul
O Sul é mais selvagem e ganhou meu coração. Você pode fazer uma caminhada que vai ser bem mais tranquila na maré baixa pela Praia do Rio Verde, Praia de Itapororoca, Praia de Itatimirim e se estiver muito disposto ir até Praia de Itaquena (há passeios de quadriciclo para cá).
Nessa direção não há estrutura e é um grande deserto, pois há muitas propriedades privadas no entorno. Algumas delas possuem umas cabaninhas em que eu gosto de parar para descansar e fugir do sol.
O que fazer à noite em Trancoso?
O passeio noturno é pelo Quadrado de Trancoso entre os bares, as lojinhas e os restaurantes com música ao vivo. Vá para a parte detrás da igreja admirar o céu, por não ter iluminação, ele fica muito bonito!
Na alta temporada rolam algumas festas e eventos em locais como o FlyClub, o UXUA, o Bahia Bonita e o Café de la Musique.