Eu sempre tive grandes expectativas quanto a João Pessoa e devo admitir que todas elas foram supridas! A Paraíba é linda, com paisagens paradisíacas, e, além disso, as pessoas são muito prestativas.
Desbravei a Paraíba na mesma viagem que fiz pelo Rio Grande do Norte, os dois estados nordestinos fazem divisa e possui fácil acesso entre eles. Se tiver um tempo, vale a pena!
Onde se hospedar em João Pessoa?
As principais orlas de João Pessoa são as de Manaíra, Tambaú e Cabo Branco nelas estão a maior parte dos hotéis, pousadas, restaurantes, quiosques e lojinhas.
Eu acho a parte de Manaíra boa pela questão das opções de restaurantes, mas para andar a noite com tranquilidade acho melhor optar por Tambaú e Cabo Branco.
Escolha a sua hospedagem em João Pessoa!
O que fazer em João Pessoa?
Praias de Jampa
Aproveitar as praias urbanas de Tambaú e Cabo Branco! Elas são muito bonitas e sofrem bastante a influencia da maré, mudando a paisagem no decorrer do dia. Ah, ás vezes venta muito!
De Tambaú saem os catamarãs para as piscinas naturais de Picãozinho e alguns até para as do Seixas.
A Ponta do Seixas é o ponto mais oriental das Américas. É lá que o sol nasce primeiro em todo o continente. Para ter uma visão legal desse ponto vale ir até o Farol do Cabo Branco.
As piscinas naturais do Seixas também são um importante atrativo e se você não quiser pegar um catamarã para ir até elas, pode alugar um caiaque nos quiosques da praia da Ponta do Seixas.
Centro Histórico
João Pessoa é uma das cidades mais antigas do Brasil e em seu Centro Histórico é possível conhecer um pouco da história da capital paraibana.
Existem passeios guiados para quem gosta de saber datas, influências arquitetônicas, momentos históricos e mais detalhes.
As principais atrações do Centro Histórico de Jampa são:
- Forte de Santa Catarina de Cabedelo
- Praça Presidente João Pessoa/Praça dos Três Poderes
- Conjunto Franciscano – Igreja de São Francisco
- Igreja Nossa Senhora do Carmo
- Pátio de São Pedro
- Hotel Globo
- Parque Solo de Lucena
- Art-déco do bairro do Varadouro
Litoral Norte da Paraíba
De João Pessoa até Cabedelo há algumas praias que podem ser visitadas, mas o ponto alto da região na minha opinião é a Areia Vermelha.
Na maré baixa, e quanto mais baixa melhor, aparece um banco de areia na frente da Camboinha. Esse espetáculo da natureza dura pouquíssimas horas, mas o visual é incrível.
Para ir até a Areia Vermelha é preciso pegar um barco e há várias opções disponíveis nas orlas da Praia de Camboinha e do Poço. Nessa região ainda há a praia Ponta da Campina.
As praias de Intermares e do Bessa possuem o mar mais agitado. A primeira é conhecida por ser ponto de surfe e a segunda fica num bairro residencial.
Pôr do Sol do Jacaré
Acho que sou bem suspeita em relatar o pôr-do-sol do Jacaré, pois ele me emocionou muito e repôs completamente as minhas energias. Por isso, recomendo fortemente que você viva essa experiência!
Não é um pôr do sol só bonito, ele traz o músico Jurandy do Sax que em seu barquinho toca o Bolero de Ravel.
Litoral Sul da Paraíba
O Litoral Sul da Paraíba é realmente muito bonito e tem as praias mais roots, sem grandes estruturas. Acho que o principal ponto aqui são os encontros dos rios e lagoas com o mar.
Na Barra de Tambaba está a famosa praia naturista paraibana a Praia de Tambaba. Primeiro você passa por uma parte da praia em que é permitido ficar vestido, depois atravessa uma vegetação e finalmente chega na área em que não é permitido o uso de roupas.
É importante entender que não existe cunho sexual nessa experiência e que homens só podem entrar acompanhados. Afinal, são só corpos!
Seguindo no município de Conde, você pode visitar a Praia de Coqueirinho e conhecer seu Cânion.
Se tiver disposição, vale ir até a Praia de Tabatinga em uma caminhada ao lado dos paredões de falésias e chegando lá admirar o maceió que é tipo um lago.
Na Praia de Carapibus há falésias, um maceió e um recife que possibilita a formação de uma piscina natural na maré baixa.
A principal atração turística da Praia do Amor é a pedra furada que as pessoas usam para tirar fotos, mas eu acho legal observar também o encontro do Rio Gurugi com o mar.
Outro ponto que eu achei interessante foi a Barra de Gramame Grande. Nós chegamos pelo lado oposto em que os visitantes costumam chegar e com um acesso não tão fácil. E achei um visual incrível com o rio, os bancos de areia e o mar.