As agências de turismo oferecem diversos passeios pela Serra Gaúcha. Sendo assim, cabe a você decidir qual tem mais o seu perfil, quanto tempo tem pela região e o dinheiro disponível.
Entre as possibilidades estão o Vale dos Vinhos, o Trem Maria Fumaça, a vista a Nova Petrópolis, o passeio pelas cervejarias artesanais da serra, o tour Itaimbezinho e mais.
Além disso, há opções de passeios noturnos, como as noites gaúcha, suíça e alemã, e os espetáculos Bellepoque e Korvatunturi.
As minhas escolhas foram o passeio pelas vinícolas com almoço e Trem Maria Fumaça e o tour Itaimbezinho, em Cambará do Sul. Recomendo os dois!
Fechei tudo na mesma agência (Francystour) e consegui negociar um bom desconto.
Vinícolas + Maria Fumaça
Não dá para ir à Serra Gaúcha e não fazer um passeio pelas vinícolas de Bento Gonçalves. As paisagens da região já valem a visita, mas pensa que, além disso, tem as degustações de vinhos e espumantes.
A agência que optei, e acho que as outras também, não falava exatamente qual seriam as vinícolas visitadas no tour. As possibilidades eram Peterlongo, Aurora, Garibaldi ou Tonett, Pelo o que eu entendi, era uma questão de logística. Fui a Garibaldi e a Aurora.
O almoço incluso no passeio era em um self-service. Tinham boas opções de comida, mas tudo simples.
Fizemos uma parada em Nova Petrópolis em um centro comercial local, o Aspen Shopp. Não achei nada demais, para quem gosta, há roupas de malhas, cosméticos da Rosa Mosqueta, artigos de couro e calçados a venda.
Passamos ainda pelo showroom da Tramontina que possui uma grande variedade de produtos que podem ser adquiridos com desconto. Além de provar as delícias da queijaria Fetina de Formaio.
Para finalizar, o tradicional Trem de Maria Fumaça. O passeio dura 1h30 e passa por Carlos Barbosa, Bento Gonçalves e Garibaldi. Há degustação de vinhos e espumantes nas estações. Além disso, dentro da locomotiva ocorrem vários shows com danças típicas. É divertido!
O passeio dura o dia todo e custa aproximadamente R$ 200 com tudo incluso. Vale negociar!
Cânion Itaimbezinho – Cambará do Sul
Eu tinha visto fotos dos cânions de Cambará do Sul e estava muito decidida a ir até lá. Não é para menos, a paisagem é maravilhosa!
A distância entre Gramado e Cambará do Sul é de 114 km, mas relaxa que vale a pena. Fomos ao Parque Estadual de Aparados da Serra. Lá fizemos uma trilha de 6 km – tranquila – para chegar até o entorno dos cânions.
O passeio custa cerca de R$ 130 e está sujeito às condições climáticas, portanto vale confirmar se ele vai acontecer ou não.