O que fazer em Campo Grande? Vai passear pela cidade e não faz ideia do que ver por lá? Fui com pouco tempo e consegui visitar todas as atrações que listei aí embaixo em um dia. Tudo é perto. Bom passeio!
#1 Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
O Santuário é bastante importante, pois a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é a santa padroeira de Mato Grosso do Sul. Além disso, trata-se da construção católica mais antiga de todo o Estado. Quando fui estava acontecendo um casamento coletivo por lá. Falaram que as quartas-feiras a igreja lota por ser dia de novena por lá.
#2 Praça das Araras
Na praça há três grandes esculturas de araras que foram construídas para ressaltar a importância da preservação da Arara Azul. Vale visitar porque fica próximo ao Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e pode render boas fotos com as estátuas.
#3 Horto Florestal
No meio da cidade, o Horto Florestal de Campo Grande aparece como um dos espaços em que é possível estar próximo à fauna e a flora da região. Além de ser um ótimo cenário para relaxar em contato com a natureza.
O parque conta também biblioteca pública, espaços culturais e até uma feira que reúne vários brechós aos sábados.
#4 Memorial da Cultura e da Cidadania
O Memorial da Cultura Apolônio de Carvalho é a sede do Museu da Imagem do Som – MIS, do Museu de Arqueologia da UFMS e da Biblioteca Pública Estadual Isaias Paum. O edifício é tombado como Patrimônio Histórico de Mato Grosso do Sul.
Fui no sábado e só a biblioteca estava aberta, acho que vale ficar de olho na agenda cultural para saber as datas dos eventos.
#5 Mercadão Municipal
O Mercado Antônio Valente segue a tradição dos mercadões municipais e possibilita aos visitantes conhecer e adquirir produtos locais. Nele, você encontra diversas ervas medicinais, acessórios e mate para fazer tererê, utensílios para cozinha, farinhas, peixes e muitas cestas básicas – isso eu achei um pouco estranho.
Ao lado do Mercadão, há um Camelódromo e várias lojas de comércio popular. Se quiser adquirir aqueles produtos vindos da China, é o lugar.
#6 Sesc Morada dos Baís
O Sesc Morada dos Baís fica em um edifício histórico bastante interessante. Aliás, queria deixar registrada minha admiração pela instituição que restaura e mantém prédios históricos e leva um pouco de cultura, lazer e outros serviços para muitas cidades que são esquecidas pelo poder público.
Este Sesc abre somente às 14h e é bastante conhecido pelo seu Happy Hour com atrações musicais, mas também abriga exposições.
#7 Casa do Artesão
Hora de garantir lindos souvenires e objetos de decoração. A Casa do Artesão é um espaço bacana de Campo Grande que reúne peças de diferentes artesãos do Estado do Mato Grosso do Sul. A edificação é histórica e centenária.
#8 Sesc Cultura
Outro Sesc que vale a visita é o Sesc Cultura Mello e Cáceres. Ele fica em um prédio militar histórico e para mim foi um ponto de descanso nos puffs da Sala Multiuso e no Café. Há ainda mostras e atividades audiovisuais. Na frente fica o Monumento Histórico da Força Expedicionária Brasileira e bem perto a Praça Ari Coelho.
#9 Igreja Matriz Paróquia São José
Se você curte conhecer igrejas, pode dar uma passada na Igreja Matriz da cidade. Ela é uma das mais tradicionais do MS.
#10 Almoço em Restaurante Típico
Recomendo muito que você deguste dos peixes da região! O Restaurante Lagoa da Prata, por exemplo, serve um rodízio de tilápia sensacional. O peixe é servido de várias formas, uma mais saborosa do que a outra. Fui em um sábado e estava rolando música ao vivo. A Casa do Peixe é bastante tradicional e indicada também. Ainda não conheço.
Se o seu lance for massas artesanais, aposte na Cantina Masseria!
#11 Parque das Nações Indígenas
O Parque das Nações Indígenas é enorme e conta com muitas atrações! São 119 hectares de área verde com árvores plantadas e áreas de preservação da fauna e flora locais originais.
Além da reserva natural, no espaço estão o MARCO – Museu de Arte Contemporânea do Mato Grosso do Sul -, o Museu das Culturas Dom Bosco e a Concha Acústica Helena Meirelles.
Vale também visitar o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres. O CRAS faz um trabalho bem legal e abriga animais capturados em ações contra o tráfico, machucados ou ainda entregues pela população que precisam de cuidados especiais. O programa de visitação gratuita ao local funciona às terças, quintas e sábados.
O que fazer à noite em Campo Grande?
O principal passeio noturno para quem é de fora da cidade é ir à Feira Central. Porque? Porque lá você pode saborear um delicioso Sobá. Há várias barracas que oferecem o prato que chegou ao estado com os imigrantes japoneses e é tradicional no Mato Grosso do Sul.
A Bom Pastor é uma avenida que também reúne bastante gente à noite em Campo Grande. Nela estão restaurantes que agradam diferentes gostos e estilos. Entre eles o Minimo´s, o Pedaço da Pizza e o Manga Park.
Se quer conversar e beber com os amigos, aposte nos bares como o Salomé, o Bar Mercearia e o Quiosque da Brahma. Se quiser balada, a casa mais bombada do Campo Grande é o Valley Pub.