O que fazer em Andaluzia?

Andaluzia: Málaga, Granada e Sevilha

Viajei por Andaluzia no inverno, na época das festas de final de ano, e passei por Málaga, Granada e Sevilha. As cidades estavam cheias, com decoração de Natal, presépios e apesar do frio, fazia sol.

Roteiro da minha viagem por Andaluzia:

  • Dia 1: Málaga
  • Dia 2: Nerja (Málaga)
  • Dia 3: Granada
  • Dia 4: Granada (arredores)
  • Dia 5: Granada – Sevilha
  • Dia 6: Sevilha
  • Dia 7: Sevilha
  • Dia 8: Sevilha – Madri

Onde fica Andaluzia?

Andaluzia é uma região autônoma que fica no Sul da Espanha. Ela tem uma costa de cerca de 910 km banhada pelo Mar de Alborão e pelo Oceano Atlântico. A capital dessa comunidade é Sevilha.

Como chegar a Andaluzia?

Fiz um voo de São Paulo a Madri e outro de Madri a Málaga (decidi começar a viagem por lá) e acho que essa é a forma mais fácil de chegar na província.

Há a opção de pegar trem, ônibus ou alugar um carro da capital espanhola para qualquer uma das cidades de Andaluzia. Só escolher por onde quer começar sua trip!

Málaga

O que fazer em Málaga?

Málaga é uma província de Andaluzia que une história, praias e muito agito. A infraestrutura é bastante completa com opções de hospedagem, transporte público, lojas, mercados, restaurantes, bares e baladas.

Como ir do Aeroporto ao Centro de Málaga?

A forma mais prática e barata de ir do Aeroporto ao Centro de Málaga é de trem. Quando você sai da área de desembarque é só atravessar a parte em que ficam os táxis e os ônibus e ir à estação da Renfe.

Compre sua passagem na máquina mesmo, pode pedir ajuda a algum funcionário e acho que em duas estações você já está na área central da cidade. Ai, você desce onde for mais perto da dua hospedagem.

Onde se hospedar em Málaga?

O melhor lugar para se hospedar em Málaga é o Centro Histórico da cidade, pois dessa forma você consegue visitar todas as atrações andando. Se quiser ir a um lugar distante pode pegar um transporte público sem muita dificuldade também.

O que visitar em Málaga?

A Calle Larios é a rua principal do centro de Málaga que leva a Plaza de la Constituición. Fui no final do ano, então, a rua estava toda decorada e tinham apresentações de luz e som à noite. Próximo a ela está a Catedral de la Encarnación de Málaga.

Outra área para visitar é a da Plaza de la Merced. Próximo a ela está o Museo Casa Natal de Picasso, o artista nasceu em Málaga, e o mercado La Merced Gourmet Marketplace.

Da pasarela-mirador de la Alcazaba é possível observar as ruínas do Teatro Romano de Málaga de cima e andar ao lado das muralhas do palácio fortificado dos governantes árabes.

É possível seguir uma trilha de Alcazaba até o Mirador e o Castillo de Gibralfaro (que é a atração principal de Málaga). A vista do castelo é bem bonita e ainda dá para conhecer um pouca da história da cidade que tem influência fenícia, árabe e romana.

O Paseo del Parque é uma área que liga o centro histórico a área portuária e a Playa de la Malagueta (a mais movimentada). Nela estão várias lojas famosas, bares, sorveteria e restaurante. Além do Centro Pompidou Málaga.

Noite em Málaga

Málaga é uma cidade universitária, portanto, atrações noturnas não faltam. O Centro Histórico, o Muelle Uno (no porto) e a Plaza de Touros (na Playa de Malagueta) estão cheios de bares de tapas, adegas, pubs e baladas.

A galera se arruma para sair inclusive durante o dia, o que não me faz gostar muito desses rolês, mas para quem curte, é maravilhoso.

Nerja

O que fazer em Nerja?

Nerja é um município da província de Málaga que tem lindas praias e até caverna. Ele é um dos destaques da Costa do Sol, está a cerca de 66 km de Málaga e tem acesso fácil de ônibus ou de carro.

Como ir de Málaga para Nerja?

Para chegar é possível pegar um ônibus de linha que sai da área portuária de Málaga e também passa por algumas ruas da cidade. Você pode colocar no Google Maps e ver os horários e o caminho.

Ou ainda pegar o ônibus da Alsa que é um pouco mais caro, mas também mais rápido. Eu escolhi essa opção!

Onde se hospedar em Nerja e Maro?

O melhor lugar para se hospedar em Nerja é no centrinho da vila que tem uma ótima estrutura. É possível também ficar no povoado de Maro que pertence ao município de Nerja.

Como ir de Nerja para Maro?

Você pode pegar o ônibus que passa na N-340. Pode fazer a travessia de barco, caiaque ou stand-by pelo mar. Ou ainda, que foi o que eu fiz, ir andando de uma cidade a outra.

Tem até duas opções de caminho a pé pela estrada direto ou entrando em uma parte por trilhas e ruazinhas para ver o Barranco de Maro mais de perto.

O que fazer em Nerja?

Em Nerja, vá ao Balcón de Europa que tem uma vista panorâmica das praias do município. Nessa região estão os restaurantes, bares, lojas, mercados, sorveterias e mais. Bora desbravar essas ruazinhas e ir descobrindo a vila.

A Playa de Burriana é a mais famosa de Nerja e além de barracas de praia tem restaurantes e lanchonetes na rua a beira mar. A partir dela é possível fazer a travessia pelo mar até a Playa de Maro por stand-up. Como fomos no inverno, isso não foi possível, mas dizem que o visual é incrível.

Noite em Nerja

Além de passear pela vila e fazer algo mais tranquilo, é possível curtir os bares de tapas e pubs na Praça Tutti Frutti e na Calle Antonio Millón e seus arredores. A área entorno da Plaza de España também merece uma atenção.

O que fazer em Maro?

Em Maro, fica a Cueva de Nerja que é uma caverna aberta à visitação. Depois de nos perdermos em meio as propriedades rurais locais e até invadirmos uma delas, chegamos a Playa Caleta de Maro que junto a Playa de Maro tem bastante vegetação e belezas naturais em seu entorno.

O pôr do sol no mar visto da parte alta de Maro é incrível!

Granada

O que fazer em Granada?

Tenho um carinho especial por Granada por ter vivido momentos bastante únicos por lá. A cidade é charmosa, tem influência árabe e uma atmosfera que me conquistou. Além de estar próxima ao Parque Nacional de Sierra Nevada.

Como ir de Nerja para Granada?

Você pode pegar um ônibus da Alsa de Nerja a Granada. O tempo de viagem varia bastante por conta das paradas feitas no caminho, mas você pode acompanhar os valores, a duração e os horários de partidas no site da companhia.

O ônibus sai da N-340 perto da rotatória da Plaza Cantarero e dá para comprar a passagem direto em um guichê da Alsa que tem lá.

Nesse trajeto conhecemos uma brasileira maravilhosa que vivia com a filha em Granada e nos ajudou muito em nossa estadia pela cidade. Gratidão! Só uma dica para se abrir para as surpresas de uma viagem.

Onde se hospedar em Granada?

Os melhores lugares para se hospedar em Granada são nos arredores da Plaza Isabel la Catolica, da Calle Reyes Católicos, da Calle Gran Vía de Colón e da Carrera del Darro. Dessa forma, você conhece tudo a pé e não tem que ficar encarando as subidas das ruas de pedras do Albaícin e do Sacromonte.

Na virada do ano, os preços das estadias estavam elevadíssimos e tudo muito cheio. Eu e minha prima, duas vida loucas, tínhamos como plano passar a noite em alguma festa, mas graças ao universo dormimos no estúdio de dança da brasileira que conhecemos no ônibus. Não ia dar para encarar o frio daquele lugar na rua!

O que fazer em Granada?

Alhambra

A principal atração de Granada é a Alhambra que é uma área murada da época islâmica com vários castelos e muita história dentro dela. O acesso é controlado, então, melhor comprar as entradas pela internet com antecedência.

Albaicín e Sacromonte

O bairro de Albaicín também traz muito da influência muçulmana para Granada. Vale andar por ele, descobrir suas ruazinhas, observar as casas e praças no caminho. Minha amiga mora nele e me perdi várias vezes por lá, inclusive à noite e sozinha. O Mirador San Nicolás e a Mezquita Mayor de Granada são bem movimentados e tem uma boa vista da cidade.

Outro bairro emblemático de Granada é o Sacromonte, nele você encontra pessoas vivendo em Cuevas que são casas no meio da montanhas. Aproveite para subir até o Parque Carmenes de San Miguel (acessível por Albaicín e Sacromonte) a vista de lá é incrível.

Tem um micro-ônibus de linha que pode servir como mini-city tour por esses bairros, o C34.

Passeios, comidas e compras

Vale passear pela Carrera del Darro que dizem ser a rua mais bonita do mundo. Se quiser fazer compras ou só olhar vitrines na Calle Reyes Católicos e se aproximar ainda mais, inclusive da culinária, árabe na Alcaicería. A Calle Elvira tem uns bares e restaurantes mais alternativos e baratos.

Aluguel de moto, Sierra Nevada e Monachil

Sierra Nevada de moto

Sabe quando as pessoas dizem que uma coisa é impossível e você faz mesmo assim? Então, foi isso que aconteceu nesse passeio.

Todos disseram que eu não conseguiria ir com uma moto de 125 cilindradas até Sierra Nevada. Detalhe, eu nem carta de moto tenho e minha experiência em pilotar em cidades é de um dia em Roma. Mesmo assim, minha prima aceitou o desafio e alugamos a moto. A ideia era sair por aí e ir até o máximo que desse, sem cobranças.

Peguei a rodovia com um vento fortíssimo que desestabilizava a moto, começamos a subir a estrada com curvas difíceis. O vento era de congelar, eu quase não sentia meu corpo, um misto de frio com tensão, mas chegamos lá no topo da Sierra Nevada.

Na descida outra surpresa, fomos até o máximo que dava de moto e depois seguimos andando as trilhas suspensas e por terra de Los Cachorros, em Monachil. Era o último dia do ano e pudemos pedir nossas bençãos a Oxum nas cachoeiras, um quase pular as 7 ondinhas.

De volta a Granada, banho quente, vinho e muito alongamento para as dores no corpo passarem.

Virada do ano em Granada (diferentona)

A virada do ano tradicional em Granada, e na Espanha no geral, consiste em se reunir em uma praça com shows e comer 12 uvas conforme a contagem regressiva para o novo ano. Depois disso, tem a queima de fogos e as pessoas se reúnem em festas.

Viver isso já seria diferente, mas fomos convidadas pela nossa nova amiga brasileira a viver algo que nunca poderíamos imaginar, passar a virada de ano em uma Cueva.

Ano Novo na Cueva

Um grupo de brasileiros, espanhóis e portugueses reunidos no alto de uma montanha com uma vista surreal. Cada um levava comidas e bebidas, nada de ceia. O lugar não tinha energia elétrica e o banheiro era só para fazer xixi. A música era tradicional espanhola feita de uma forma improvisada.

Crianças de nacionalidades diferentes brincavam em perfeita harmonia. Ali também funcionava uma escola comunitária em que as mães se revezavam no cuidado do pequenos. A cueva era grande e tinha até uma área grande subterranea.

Na virada do ano, com a contagem regressiva vinda do rádio, eu tentei comer as uvas, mas tenta comer uma uva por segundo. Abracei pessoas desconhecidas que provavelmente nunca mais vou ver. Que energia, que troca, que experiência inesquecível!

Sevilha

O que fazer em Sevilha?

Sevilha é a capital da comunidade independente de Andaluzia e tem ares de cidade grande, mas como todo o charme e o alto teor histórico que as cidades europeias possuem.

Como ir de Granada a Sevilha?

Do Terminal Rodoviário de Granada partem ônibus com destino a Estación de Autobuses Plaza de Armas, de Sevilha. São 249 km de distância entre as cidades de Andaluzia percorridos em cerca de 3 horas. As companhias que fazem o trajeto são a Alsa, a Flixbus e a Transportes Comes.

Há ainda a possibilidade de fazer o percurso de trem, só é mais caro.

Onde se hospedar em Sevilha?

A melhor região para se hospedar em Sevilha é no Centro Histórico da cidade e visitar todas as atrações sem precisar usar carro.

Eu me hospedei em um hostel que se não foi o melhor foi um dos melhores que já fiquei, o Black Swan Hostel Sevilla. Tudo era bom, localização, limpeza, banheiro e atendimento. A cozinha era espetacular e tudo era agregador e colaborativo. Além de ter pub crawl e walking tour gratuitos.

O que fazer em Sevilha?

Free Walking Tour

Se tiver a oportunidade, eu recomendo começar o dia fazendo um Walking Tour gratuito pergunte sobre ele na sua hospedagem. Ele geralmente é realizado em inglês, espanhol e francês, e dura meio período do dia.

Dessa forma, você consegue ter uma visão das principais atrações e depois pode revisitar o que quer conhecer melhor.

Principais atrações de Sevilha:

  • Giralda: já foi um minarete – lugar em que os muçulmanos são chamados para as orações – e hoje é um campanário – onde estão os sinos da Catedral. Por muitos tempo foi a construção mais alto da Europa.
  • Catedral de Sevilha: a terceira maior do mundo que abriga o túmulo de Cristóvão Colombo.
  • Puerta del Perdón y Patio de los Naranjos: legal observar as obras envolta da porta e andar pelos pés de laranjas, bastante comuns em Andaluzia.
  • Plaza del Cabildo: uma praça fechada com obras emblemáticas da cidade.
  • Real Álcazar: a vila amuralhada com palácios dentro é a atração mais disputada de Sevilha. Então, compre seu ingresso com antecedência. Na ficção essa é a Casa Martell, de Game of Thrones.
  • Santa Cruz: é um antigo bairro judeu cheio de vielas. Vale conhecer a Calle Água, a Plaza de Doña Elvira, o Hospital de Los Venerables e os Jardines de Murillo.
  • Royal Tobacco Factory: a antiga fábrica de tabaco que inseriu muitas mulheres no mercado de trabalho hoje é um campus da Universidad de Sevilla.
  • Plaza de España: a praça é muito grande e realmente maravilhosa, para mim, ponto obrigatório para visitar na cidade. Na frente ainda há o Parque de Maria Luísa.
  • Canal de Afonso XIII: caminhe pela margem do canal, veja a Torre del Oro e a Real Maestranza de Sevilha (lugar de touradas).

Outros bairros e atrações que valem a visita:

  • Triana: atravesse a Puente de Triana e chegue a um bairro cheio de bares de tapas e restaurantes. Recomendo fortemente conhecer as ruínas do Castillo de San Jorge que estão embaixo do Mercado de Triana. É um passeio para ver os efeitos da inquisição.
  • Setas de Sevilha: escultura de madeira com vista panorâmica da cidade. Ótima para ver o pôr do sol. Embaixo dela há um museu com ruínas.
  • Alfalfa: vale conhecer bares e restaurante tradicionais de Sevilha neste bairro, além de lojas de moda mais alternativas. Visite ainda o Convento de Santa Inês que vende doces e foi fundado por Maria Coronel. Por favor, saiba mais sobre a história dessa mulher que foi perseguida pelo rei por não querer ficar com ele.

O que fazer à noite em Sevilha?

Andar pelas movimentadas ruas do centro já é um ótimo passeio noturno, mas se quiser agito mesmo, o lugar mais recomendado é na Alameda Hércules.

Triana também tem vários bares e próximo de sua ponte na Calle Reyes Catolicos e na Paseo de Cristóbal Colón rolam várias baladas. Geralmente a entrada é gratuita, mas com consumação mínima.

Para quem quer ver um show de flamenco, vale ir a La Carbonería, lembro que foi de graça também, mas não sei se é sempre assim. Fiz um Pub Crawl do hostel em vários bares mais alternativos com bebida barata.

Bares de tapas

Os bares e restaurantes de tapas são bastante comuns na Espanha. Neles você pede pequenas porções de comida que podem ser aperitivos, mas se você juntá-los vira uma refeição. Em alguns desses lugares, você compra a bebida e ganha a tapa.

Vá além em suas viagens

Uma coisa que me fez pensar em como é importante ir além quando se conhece um lugar com a cultura diferente da sua foi o fato de uma fanfarra ultraconservadora, com ideologia fascista, que venera Hitler estar tocando nas ruas de Sevilha e muitas pessoas em volta aplaudindo.

Eu estava com uma amiga catalã e quando ela escutou a música apenas paralisou, perguntei o que havia acontecido e ela explicou o hino que eles cantavam e seus ideias.

Roteiro para uma viagem de carro pelo Litoral de Portugal!

Roteiro para uma viagem de carro pelo Marrocos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.