Reservei um dia para fazer um bate e volta de Roma que inicialmente seria para Pompeia e Nápoles. Porém, na hora decidi ir a Castel Gandolfo que é uma comuna belíssima na região do Lácio.
Para ir à Pompeia e Nápoles é preciso pegar o trem no máximo das 7 horas da manhã e ele custa cerca de 23 euros o trecho. Perdi o horário da saída e não quis gastar todo esse dinheiro. Fica para a próxima! Dicas desse bate e volta aqui.
O Castel.Gandolfo me atraiu pelo valor (2,10 euros), pela proximidade com Roma (30 km) e por ficar em montanhas vulcânicas cercadas de charmosas cidadezinhas e um lindo lago.
Como ir de Roma A Castel Gandolfo?
Você pode pegar o trem regional na estação Roma Termini com destino a Albano e descer na estação Castel Gandolfo. É possível comprar a passagem nas máquinas da estação, mas não pode esquecer de validar o bilhete antes de entrar no trem.
Já compre a ida e a volta. Não consegui achar nenhum ponto de venda em Castel Gandolfo e voltei sem bilhete. Não tive problemas, mas se pegam, tem que pegar multa.
Quando você sai da estação tem a opção de descer para o Lago Albano ou subir para a cidadezinha onde fica a residência de verão do Papa. Vai ter que andar nas duas opções!
No alto das montanhas
Do alto das montanhas de Castel Gandolfo é possível ter uma vista incrível, sério, é muito linda. Você observa pequenos vilarejos com casinhas italianas charmosas em meio à natureza. O Lago Albano aparece para deixar tudo ainda mais bonito.
Lá estão três palácios, entre eles, a Residência de Verão dos Papas. Ela foi usada por séculos pelos pontífices, desde 1926, porém, recentemente, o Papa Francisco decidiu não usufruir do local e abriu várias áreas do palácio à visitação. A área também abriga um museu.
Os Jardins de Castel Gandolfo tem 2 km de comprimento e também atraem bastante os visitantes. Além da Paróquia de San Tommaso da Villanova.
Passeie pela vila, entre em vielas, desça as ruas, admire as lojinhas locais com decorações super fofas e criativas, e se encante pelas casinhas e pela vida dos moradores do vilarejo.
Onde comer em Castel Gandolfo?
Difícil decidir onde comer. São tantas opções deliciosas que fica até difícil. Para ficar mais fácil você pode almoçar em um lugar, degustar a sobremesa em outro e tomar um café da tarde em um terceiro ponto gastronômico. Não vale pensar em dieta na Itália.
Aproveite os locais com vista para o lago. Almocei em um que era uma entradinha no meio da vila, ao descer as escadas me deparei com uma vista que me surpreendeu muito e deixou a minha refeição ainda mais especial.
As margens do Lago Albano
Decidi descer até as margens do lago para ver o que encontrava por ali. No pé das montanhas e próximo ao Lago Albano também estão alguns bares, quiosques e restaurantes. Além de ter atividades tipo de praia, como canoagem, pessoas tomando sol e fazendo piquenique.
No verão, a região costuma ficar cheia de romanos.