Boi Garantido e Boi Caprichoso

Festival de Parintins – Tudo o que você precisa saber antes de ir

O Festival de Parintins é o maior festival folclórico do mundo e é reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil, pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional)!

A festa ocorre anualmente no último final de semana de junho, dura três dias, e é marcada pela disputa performática entre dois bois: o Garantido (vermelho) e o Caprichoso (azul).

Onde fica Parintins?

Parintins é um município do estado do Amazonas que pertence a região Norte do Brasil. Ele está a 369 km de Manaus e 225 km de Santarém, no Pará.

Como chegar a Parintins?

Rio Amazonas

Travessia Fluvial

O jeito mais comum de chegar a Parintins é pelas águas do Rio Amazonas. Sendo assim, a maioria dos visitantes, principalmente da região, optam por barcos, ferries e lanchas.

Manaus – Parintins e Santarém – Parintins são as principais rotas fluviais para chegar a Ilha de Parintins.

Há muitos fretamentos de embarcações na época do festival que saem das duas cidades. Alguns contam até mesmo com festas a bordo.

No meu caso, eu fechei a travessia já estando em Santarém, me informei sobre as embarcações com o pessoal da região e fui em um ferry fretado por uma banda.

O tempo de viagem nas embarcações pode variar bastante e depende da direção do rio que você vai navegar, por exemplo, se a barca está a favor ou contra o fluxo das águas.

Barco Regional

São gastas cerca de 18 horas de viagem em um barco regional entre Manaus/Parintins, já no sentido contrário – Parintins/Manaus – são aproximadamente 30 horas de percurso.

Em contrapartida, a rota Santarém/Parintins leva por volta de 18 horas e Parintins/Santarém 12 horas.

Lancha

A forma mais rápida de ir pelas águas do Rio Amazonas para a Ilha de Parintins é de lancha. Na rota Manaus/Parintins o tempo é de cerca de 9 horas de viagem e Parintins/Manaus de 10 horas.

Já o tempo estimado para o percuso entre Santarém/Parintins é de 7 horas e de Parintins/Santarém é de 5 horas.

Dicas para viagem de barco

  • Nos barcos é possível optar por ir em rede ou camarote e também pode ter disponíveis ambientes com ou sem ar condicionado. Nada muito luxuoso, mas óbvio que ter um espaço só seu com ar condicionado é a melhor, e mais cara, opção.
  • Você precisa levar a sua rede e o extensor para poder amarrá-la.
  • Apesar de serem vendidas comidas a bordo, recomendo levar a sua principalmente se você tiver alguma restrição alimentar ou tendência a passar mal.
  • Use água mineral, que geralmente tem a disposição no barco, para escovar os dentes e lavar o rosto. Isso porque a água usada na embarcação vem do rio e os dejetos também geralmente são jogados nele. Durante a travessia é até que tranquilo, mas quando o barco está atracado, isso vira um problemão.
  • Bom levar também uma extensão, pois as tomadas geralmente ficam nas partes altas do barco.

Voo Comercial Manaus – Parintins

Há rotas comerciais aéreas fazendo Manaus – Parintins e o tempo de voo é de 1 hora.

Onde se hospedar em Parintins?

A Ilha de Parintins geralmente fica bastante cheia durante o festival e o resultado é o aumento de preços das hospedagens nesse período.

É comum serem fechados pacotes para todos os dias da festa. A melhor localização é o mais perto possível do Bumbódromo.

No Booking não há muitas opções de hospedagem, mesmo assim, vale dar uma olhada para ver as possibilidades que tem por lá.

Dormir em um embarcação

Fiquei hospedada no ferry boat em que usei como transporte para ir e voltar do Festival de Parintins. Para isso, também vale seguir as dicas para viagem de barco que eu já mencionei.

Dormir na rede e no barco foi bem tranquilo, pois estava vazio e haviam pessoas que trabalhavam lá o tempo todo e acabavam cuidando das nossas coisas. Entretanto, houveram relatos de roubos em outros barcos.

O banheiro era o problema real, então, eu daria a dica de fechar com alguma casa perto de onde a embarcação estiver atracada para ter um lugar para tomar banho. Não recomendo usar a água dos barcos para nada!

Como se locomover em Parintins?

O meio de locomoção oficial de Parintins é o Tuk-Tuk! Há as versões de bicicleta e de moto. Além disso, você pode achar mototáxis e carros compartilhados, como se fossem de aplicativo. Eles ficam circulando o tempo todo pela cidade.

Entenda o Festival de Parintins

Alegorias Boi Garantido

O Festival Folclórico de Parintins acontece na Ilha de Parintins, no Amazonas, e é baseado na rivalidade entre dois bois que representam o boi-bumba: o Boi Garantido e o Boi Caprichoso.

A festa começou nas ruas do município como uma disputa informal e surgiu como uma forma de variação do bumba meu boi do Nordeste.

Hoje é uma superprodução que acontece no Bumbódromo e atrai mais de 100 mil turistas todos os anos.

Lenda da festa

A disputa gira em torno da lenda da Mãe Catirina que durante a gravidez desejou comer a língua do boi favorito do patrão. Então, Pai Francisco, seu marido, sacrifica o animal e causa a ira do Amo do Boi que chama o Pajé para ressuscitá-lo.

Garantido x Caprichoso

Tanto o Boi Garantido quanto o Caprichoso são símbolos de resistência e tratam de temas que envolvem a defesa da floresta e dos povos que nelas vivem. Além de manter uma tradição cultural amazônica importantíssima.

A rivalidade entre eles é real, tanto é que a cidade é dividida entre o vermelho e o azul, e dizem que é o boi que te escolhe – eu concordo.

O Garantido é o boi branco que tem um coração em sua testa. As cores do pavilhão são vermelha e branca e ele é conhecido por ser o Boi do Povão.

Já o Caprichoso é o boi preto com uma estrela na testa. As cores do pavilhão são azul e branca e ele é conhecido por sua criatividade e apresentações grandiosas.

Como é a competição do Festival de Parintins?

Cada boi se apresenta de forma alternada nos três dias de festival com a duração mínima de 2 horas e máxima de 2h30 em cada espetáculo.

O julgamento é feito por pessoas de fora do estado que pontuam sobre diferentes itens, como: apresentador, levantador de toadas, batucada ou marujada, ritual indígena, porta-estandarte, amo do boi, sinhazinha da fazenda, rainha do folclore, cunhã-poranga, alegorias, evolução e até a torcida.

A campeã é a associação que obtiver a maior somatória de pontos.

Como assistir ao Festival de Parintins no Bumbódromo?

Bumbódromo lado do Caprichoso

Compra de ingressos

Os melhores lugares para assistir ao Festival de Parintins são os pagos, pois eles proporcionam a visão da frente do espetáculo. Para isso, é recomendado adquirir com antecedência esses assentos e ficar acompanhando com as vendas abrem.

Há opções de Arquibancadas Central e Especial e Cadeiras Tipo 1 e Tipo 2 de cada boi – Garantido e Caprichoso. Além dos camarotes.

Arquibancada da galera – gratuita

Sim, é possível assistir ao espetáculo do Festival de Parintins de graça, mas nem sempre é uma tarefa fácil. Isso porquê você precisa enfrentar horas de fila num calor do Norte, talvez pegar um lugar ruim e lá dentro se dedicar para fazer parte real da torcida.

A Galera é um item de avaliação e as pessoas que vão assistir são apaixonadas e realmente levam a sério o lance de fazer as coreografias ou ficar em silêncio enquanto o boi contrário se apresenta.

Além disso, é importante ficar atento as cores das roupas, pois você não pode entrar de vermelho e branco no lado do Boi Caprichoso e azul e preto no lado do Boi Garantido. Tipo nada mesmo.

Dica: é bem tranquilo assistir a apresentação do boi contrário que se apresenta por último naquele dia. Por exemplo, você pode assistir ao Caprichoso na arquibancada do Garantido, mas sem se manifestar. Porque depois da apresentação, as torcidas costumam ir embora do Bumbódromo.

Transmissões

Você pode ainda assistir as transmissões pelas ruas de Parintins. As famílias se reúnem e colocam televisores nas calçadas, há bares e espaços com telões em que as apresentações são transmitidas espalhados pela ilha.

Festas por Parintins durante o Festival

Na quinta-feira que antecede o Festival de Parintins acontece a tradicional Festa dos Visitantes. Na região é tradicional que quem chega de outra comunidade seja recebido com um festejo.

A comemoração reúne shows de artistas expressivos de dentro e de fora do estado.

Durante o dia e após as apresentações dos bois, algumas festas acontecem pela cidade. As programações são divulgadas pelo Instagram da prefeitura e do festival. Além de galera indicar também.

Onde comer em Parintins?

As ruas que levam ao Festival ou as festas ficam repletas de barraquinhas, casas, lanchonetes e bares que servem comidas. São muitas opções. Hotéis e hospedagens geralmente também servem refeições. Além do Mercado Municipal de Parintins.

Atrações Turísticas de Parintins

  • Igreja do Sagrado Coração de Jesus – construída de frente para o Rio Amazonas e é conhecida por ser um bom lugar para assistir ao pôr do sol.
  • Catedral de Nossa Senhora do Carmo – ponto de encontro durante o Festival de Parintins com feira de artesanato, comidas e música no estilo paredão.
  • Praça Digital – possui anfiteatro, mirante, bares e restaurantes.
  • Curral Zeca Xibelão – Casa do Boi Caprichoso.
  • Mercado Municipal de Parintins – local onde são vendidas frutas e verduras da região, além de ter restaurantes e o café regional.
  • Cidade Garantido – curral do Boi Vermelho, nos fundos há uma vista do rio.
  • Bumbódromo – palco das apresentações dos bois durante o Festival Folclórico de Parintins. Quando eu fui, haviam visitas guiadas e gratuitas ao local.

Vai estender a viagem? Saiba o que fazer em Manaus, Presidente Figueiredo, Santarém e Alter do Chão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.