Uma dúvida muito frequente de quem quer estudar fora do país é: onde morar durante o intercâmbio? Você tem que decidir qual o tipo de acomodação é melhor para você.
Para isso, é necessário levar em consideração seus objetivos na viagem, sua personalidade, os gastos, o tempo de permanência e a localização. Compare os tipos de hospedagem!
Homestay
Ela geralmente é ligada a escola e não oferece muitas escolhas em relação à localização, podendo ficar um pouco longe do seu local de estudo. Neste tipo de acomodação você pode escolher ficar em um quarto privado ou compartilhado, com ou sem as refeições.
A alternativa é boa para quem é menor de idade e para aqueles que desejam conhecer a cultura do país mais a fundo, podendo se relacionar diretamente com os nativos. O preço na maioria das vezes é mais em conta.
Residência estudantil
Neste tipo de acomodação você mora com outros estudantes de diferentes partes do mundo. Aqui quartos compartilhados são mais baratos e é você quem compra e faz a sua própria comida.
É legal para quem quer conhecer diferentes culturas e não gosta de morar com uma família desconhecida. As residências geralmente são bem próximas às escolas e universidades.
Locação de apartamentos
Essa pode ser a opção que vai te dar maior liberdade em seu intercâmbio. Você pode fazer o que quiser, escolher com quem quer morar e tudo mais. Essa geralmente é a opção mais cara.
Minha escolha: homestay com locação de apartamentos
Como o meu intercâmbio na Califórnia era de apenas um mês, resolvi que queria ter uma experiência intensiva voltada para o aprimoramento do meu inglês. Então, inicialmente decidi ficar em uma homestay, mas o fato de não poder escolher a família e a localização me incomodavam.
Então, descobri o airbnb – uma espécie de rede social de aluguel de quartos, casas e até trailers. Assim, pude escolher um quarto privado, próximo a minha escola, num valor que fosse compatível com o meu orçamento e ainda não abrir mão da vivência com uma família americana/coreana.
Aliás, eu acredito que essa minha escolha tornou a minha viagem muito melhor, já que minha hostfamily era bem legal comigo, atenciosa e eles me ajudaram em tudo que precisei.
A comida eu que comprava e preparava. Não havia regras em relação a horários para chegar em casa.