O que fazer em Aracaju?

O que fazer em Aracaju? Monte o seu roteiro!

A cidade encanta seus visitantes por suas belezas naturais, manifestações culturais e rica gastronomia. Por isso, reuni algumas dicas nesse post do que fazer em Aracaju!

Por meu avô ser Sergipano, o Estado é bastante especial para mim e meu sobrenome “Gois” é comum por aqui.

Onde fica Aracaju?

Aracaju é a capital do Sergipe e fica entre a Bahia e o Alagoas na região Nordeste do Brasil. O local é um destino ainda pouco explorado com lindas praias e um custo mais baixo do que de outras capitais nordestinas.

Onde se hospedar em Aracaju?

Acredito que em qualquer local que você se hospede na orla entre a Passarela do Caranguejo e a Feira do Turista de Aracaju seja uma boa escolha quanto a localização.

Escolha a sua hospedagem em Aracaju!

Nessa área, é possível se locomover a pé sem problemas mesmo durante a noite. Eu particularmente não tive nenhuma questão de insegurança, mas dizem que as ruas nos quarteirões atrás do orla podem ser mais perigosas.

A minha escolha foi o Via Mar Praia Hotel que fica pertinho dos Arcos da Orla de Atalaia. A localização é ótima, o preço bastante justo e o atendimento bom.

O que fazer na cidade?

Projeto Tamar em Aracaju

Orla de Atalaia

A Praia de Atalaia é a principal praia de Aracaju. Ela tem uma larga faixa de areia e um calçadão que atrai muitos turistas e locais com suas quadras, pista de skate, pista de patinação, bares, restaurantes, parquinhos infantis e até um kartódromo.

Nela estão ainda os Arcos do Atalaia, um letreiro para tirar foto escrito Aracaju e o Monumentos aos Formadores de Nacionalidade.

Projeto Tamar

Ainda na Praia de Atalaia está o Projeto Tamar que sempre vale a visita. Para quem ainda não conhece, a fundação trabalha para a preservação das tartarugas marinhas e dos oceanos brasileiros.

Feira do Turista

A Feira do Turista de Aracaju reúne lojinhas que vendem artesanato local, roupas, itens da culinária sergipana e ainda tem música ao vivo. Ah, também fica na orla do Atalaia.

Litoral Sul

Se você quer achar praias próximas e um pouco menos movimentadas, pode visitar o Litoral Sul de Aracaju e conhecer a Praia de Aruana, a Praia do Refúgio e a Praia do Naufrágio.

Passeios culturais

Se quiser visitar alguns pontos culturais e saber mais sobre a história e a cultura do Estado do Sergipe, é possível visitar alguns pontos no centro de Aracaju, como:

  1. Catedral Metropolitana de Aracaju que fica na Praça Olimpío Campos;
  2. Palácio Museu Olímpio Campos;
  3. Ponte do Imperador Dom Pedro II e Praça Almirante Barroso;
  4. Museu da Gente Sergipana que em sua frente fica o Largo da Gente Sergipana.

Eu entrei somente no Museu da Gente Sergipana e gostei bastante, por ser interativo e mostrar a cultura local.

O que fazer em Aracaju à noite?

O que fazer à noite em Aracaju?

Andar pela Orla de Atalaia e aproveitar as atrações que estão nela – citadas acima, com exceção do Projeto Tamar que vai estar fechado para visitação -, e curtir a Passarela do Caranguejo.

Passarela do Caranguejo

A Passarela do Caranguejo é uma área na Orla de Atalaia com ótimos bares e restaurantes de comidas típicas a bons preços (pensando no padrão Rio-São Paulo) e com muita fartura de comida. Á noite, em alguns estabelecimentos há música ao vivo.

O lugar mais conhecido para dançar um bom forró é o Cariri!

Se você não é muito acostumado com o tempero local, o excesso de frutos do mar, é fraco para encarar um dendê, vai com calma, eu comi demais e passei bastante mal.

Passeios

Passeio em Aracaju - Ilha dos Namorados

Croa do Goré e Ilha dos Namorados

Da Orla do Pôr do Sol, no povoado Mosqueiro, saem os passeios para Croa do Goré e Ilha dos Namorados. Você pode fechar com uma agência que te pegue no hotel ou chegar lá por conta própria.

Preferi ir sozinha (pode ser de Uber, carro ou ônibus de linha) até a orla para pagar mais barato e ter mais liberdade de horário e escolha de passeio.

A Croa do Goré é um banco de areia que só aparece quando a maré está baixa e, por isso, só dura algumas horas. Mesmo assim, há uma estrutura no local com bar flutuante e até passeios de stand-up e caiaque. A parada aqui geralmente é rápida, cerca de 30 minutos.

Durante a navegação pelo rio Vaza Barris, é possível observar manguezais, vegetação nativa e ilhas.

A parada na Ilha dos Namorados é de cerca de duas horas e você vai querer ficar mais. A ilha está entre o rio Vaza Barris e o Oceano Atlântico, e no meio ainda tem uma piscina natural. Há barraca que serve comida e bebida e aquelas redes na água para relaxar.

Mangue Seco e Praia do Saco

Esse é mais um dos passeios comuns entre os turistas que vão a Aracaju e o ideal é visitar os dois locais no mesmo dia – se a ideia não for se hospedar em algum deles. Os destinos estão a cerca de 70 km de Aracaju.

A Praia do Saco fica em Sergipe e já foi considerada uma das 100 praias mais bonitas do mundo. A combinação é aquela digna dos paraísos: natureza preservada, areias finas e claras, água tranquila e quente.

Do Porto do Cavalo, partem as embarcações para o Mangue Seco que é um vilarejo baiano. O local é bastante conhecido por ter servido como cenário para a novela Tieta.

Lagoa Redonda

Do outro lado, a 60 km de Aracaju, em Pirambu, está mais um paraíso natural sergipano preservado, a Lagoa Redonda. Aqui há dunas que permitem a prática de sandboard e uma vista incrível do mar e dos mangues. Além da lagoa com água limpa e quente.

Cânion do Xingó

Esse era o passeio que eu mais queria ter feito, mas por conta do pouco tempo da cidade, não foi possível. O Cânion do Xingó fica no Rio São Francisco e é possível fazer um passeio de barco pelo local. Ainda vou fazer esse passeio e volto para contar como foi.

Conheça mais destinos incríveis dentro do Brasil!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.