Algumas pessoas passam rapidamente pela cidade, seja numa escala ou para inciar ou terminar uma viagem pela Colômbia. Então, reuni dicas para você saber o que fazer em Bogotá em pouco tempo!
Quanto tempo ficar em Bogotá?
Eu recomendo pelo menos dois dias inteiros e credito que 3 seja o ideal! Dá para visitar as principais atrações de Bogotá em um dia e ir a Zipaquirá – Catedral de Sal – no outro. Na correria, mas é possível.
Onde se hospedar em Bogotá?
Devido ao pouco tempo na cidade, eu recomendo ficar na Candelária, que é o Centro Histórico, pois as principais atrações estão por lá. Dessa forma, dá para turistar andando.
Conseguia sair à noite de Uber para as áreas que são mais modernas e com uma vida noturna mais agitada, Zona T (Zona Rosa) e Usaquén – que também são recomendadas para hospedagem.
Quanto a segurança, o policiamento é bastante ostensivo em toda a região da Candelaria.
Escolha onde se hospedar em Bogotá!
Eu fiz uma reserva inicialmente no Dream Hostel e que erro! Esse foi o pior hostel da vida até agora. Peguei duas noites em quarto duplo com banheiro compartilhado, pois uma amiga chegaria no dia seguinte, e a reserva não existia. Então, tive que ir para um quarto com umas 30 pessoas.
Os quartos ficavam encima de um bar, o cheiro não era dos melhores e o banheiro era um puxadinho com o chuveiro sobre o vaso sanitário. Como cheguei de madrugada, tive que ficar por lá, mas assim que amanheceu, mudei de local.
Depois fiquei no Zohar Hostel e super recomendo! Energia ótima, limpo, silencioso, com um atendimento bom e muito bem localizado.
O que visitar em Bogotá em um dia?
#1 Cerro Monserrate
É o passeio obrigatório de Bogotá! O Cerro Monserrate é uma das montanhas mais altas da cidade e permite aquela vista panorâmica.
No seu topo há um centrinho de compras, lugares de comida típica e o Santuário del Señor Caído de Monserrate. Vale também ir até o Mirador ao Norte que também tem uma vista linda das montanhas!
Para chegar ao topo, você pode pegar o Funicular ou o Teleférico.
Aos pés do Cerro Monserrate, está o Museo Quinta de Bolívar, uma propriedade preservada que pertenceu a Simón Bolívar, figura importante na luta pela independência das colônias hispânicas, e está aberta à visitação.
#2 Museo del Oro
O Museu del Oro abriga uma exposição permanente que conta a história do ouro e de outros metais no período pré-colombiano. Além de ter exposições temporárias não só sobre o país, mas também de abrangência internacional.
Na redondezas, há ainda o Museo Internacional de la Esmeralda e várias lojas para você adquirir uma joia. Eu não entendo muito, mas dizem que os preços são bons.
#3 Centro Cultural Gabriel García Márquez
O Centro Cultural Gabriel García Márquez conta com uma programação cultural ampla com apresentações artísticas, exposições, uma livraria e uma cafeteria da Juan Valdez.
#4 Museo Casa de Moneda e Museo Botero
Os dois museus estão lado a lado e são interligados, pois são administrados pela mesma instituição.
A Casa de Moneda traz objetos que mostram os processos de produção de moedas e papel moeda no decorrer do tempo trazendo ainda um contexto histórico de cada uma das épocas.
O Museo Botero reúne mais de 120 obras próprias e 85 de artistas internacionais doadas pelo famoso pintor e escultor colombiano para o Banco de la Republica.
#5 Plaza de Bolívar e seus arredores
A Plaza de Bolivar já foi palco de importantes manifestações e marcos da história colombiana como, por exemplo, da independência do país.
Aqui está o Capitólio Nacional (congresso), o Palacio de Justicia, a Catedral da Colômbia e o Museo de la Independencia.
Dia 2 em Bogotá!
Se você tiver um segundo dia livre em Bogotá, dá para fazer um bate e volta até Zipaquirá para conhecer a Catedral de Sal. A cidade fica 50 km de distância da capital.
Da Candelaria (Centro Histórico), na Estação Universidade do Transmilenio, sai o ônibus K44 que te leva até o centro de Zipaquirá. De lá, você pode fazer uma caminhada de uns 30 minutos até a catedral.
A Catedral de Sal é considerada a primeira maravilha da Colômbia e está a 180 metros abaixo da terra, dentro de uma mina de sal desativada.
Muitas pessoas gostam de combinar o passeio com um almoço no primeiro e original Andres Carnes de Rés, que fica na cidade Chia.
O que fazer à noite em Bogotá?
#6 Zona Rosa e Zona T
A Zona Rosa é o contraponto do centro histórico e tem várias lojas internacionais, algumas delas de grife, shoppings, prédios modernos, grandes redes de hotéis e muito mais. Achei bem americanizada na verdade.
Como fui em uma época próxima ao Natal, estava tudo iluminado e no clima de Feliz Navidad.
A Zona T fica dentro da Zona Rosa e é uma área fechada para o trânsito de veículos. Além do comércio, é aqui que estão baladas, restaurantes e bares bastante badalados.
Eu fui ao Andres Carne de Res que fica dentro do Shopping El Retiro e achei o lugar fantástico. Ele tem vários andares com bar, restaurante, baladinha e uma decoração bastante peculiar. Não dá muito para explicar, tem que ir!
#7 Usaquén
O bairro é muito conhecido por ser um pólo gastronômico com opções internacionais, bares e cervejarias. Aos domingos, a recomendação é ir ao Mercado de las Pulgas da região que acontece a tarde!
Vai a Cartagena? Saiba o que fazer nessa encantadora cidade.