Como não se apaixonar por Cartagena? Clima tropical, praias, casinhas coloridas, frutas frescas, história, cultura, artesanato, música e comida boa. Chega de saudosismo da minha parte e vamos ao o que fazer em Cartagena!
Quantos dias ficar em Cartagena?
Acredito que no mínimo você precise de 3 dias inteiros para conseguir ver as principais atrações e ter 1 dia de praia. Para mim, 5 dias são ideais para poder ter mais tempo para se jogar mais vezes no mar do Caribe.
Onde ficar em Cartagena?
As melhores áreas para se hospedar quando se vai a turismo é dentro da própria Cidade Amuralhada ou nos bairros ao redor dela.
Eu me hospedei em Getsemani que é bem perto da entrada principal da Cidade Amuralhada e gostei bastante. Vou falar mais dele aqui nesse mesmo post.
Veja lugares para se hospedar em Cartagena de Índias!
Fiquei no Hotel Plaza de la Trinidad um hotel simples, bem fofinho, com piscina, limpo, café da manhã bom – você pede o que quer comer, ar condicionado e um atendimento maravilhoso. Ponto negativo, que eu confesso que acho que é padrão, é que o chuveiro era frio.
O que fazer em Cartagena?
Getsemani
Vou começar pelo Gestsemani, pois foi onde fiquei hospedada. O bairro já foi ponto de tráfico de drogas e prostituição, mas hoje é um lugar cool de Cartagena.
Paredes com grafites, bares, restaurantes, pizzarias, bistrôs, cafés e lindas casinhas tornam o local encantador para um passeio.
Atrações noturnas em Getsemani
A vida noturna também é agitada, na praça da igreja mochileiros e locais se encontram para escutar música ao vivo, comprar bebidas e comer nas barraquinhas. Aquela diversão a baixo custo que a gente gosta!
Aqui está o Cafe Havanna que é bem famoso e recomendado para tomar bons drinks e dançar salsa.
Cidade Amuralhada
A minha dica é: desbrave a Cidade Amuralhada! Ande por todas as suas ruazinhas de paralelepípedo, observe os detalhes das casas, suas portas, janelas, cores, tudo.
Caminhe sobre as muralhas apreciando aquela vista da praia, contemple um pôr-do-sol e logo em seguida ande mais um pouquinho e já se depare com a lua nascendo. Sim, eu vi isso e foi tão incrível!
Coma as frutas das pelenqueras, tome ótimas limonadas de coco, admire as manifestações culturais, aprenda sobre a história e passe muito, mas muito calor durante toda essa jornada.
Pontos turísticos para orientar sua visita:
- Torre do Relógio, na Plaza de los Coches. Os passeios geralmente saem daqui.
- Igreja de São Pedro Claver, na Plaza San Pedro Claver. Segundo a história, o religioso defendia os Direitos Humanos. A praça é agitada durante a noite e conta com algumas esculturas.
- Ao redor da Plaza Bolivar – que já foi palco de touradas, atos militares e do Tribunal da Inquisição – estão o Museu Histórico Palacio de la Inquisición, o Museo del Oro Zenú, o Gobernacion de Bolivar e a Catedral de Santa Catalina de Alejandría de Cartagena de Indias.
- A escultura La Gorda, do Botero, fica na Plaza Santo Domingo que tem ainda uma igreja, bares e restaurantes.
- O Teatro Heredia Adolfo Mejía tem uma bonita arquitetura inspirada no Teatro Tacón, em Cuba.
- Las Bóvedas são pequenas salas que já serviram como prisão, mas hoje há venda de artesanatos.
Fora das muralhas, mas bem perto do centro, está a escultura da India Catalina. Ela foi muito importante para a história indígena da Colômbia. Há uma série na Netflix sobre a vida dela.
Atrações noturnas dentro da Cidade Amuralhada
O Cafe del Mar não é somente uma atração noturna, na verdade é uma ótima pedida para um pôr-do-sol com música e bons drinks. O bar fica sobre as muralhas com vista para a praia.
Dentro da cidade Amuralhada há muitos bares e baladas para frequentar, inclusive alguns com Rooftoop. O Salsa Donde Fidel e o Cuba 1940 são mais pontos na cidade para curtir uma boa salsa.
Castelo de San Felipe de Barajas
O Castelo de San Felipe de Barajas teve durante muito tempo a função de proteger Cartagena dos ataques de seus inimigos. A fortaleza possui túneis que parecem labirintos e proporciona uma boa vista da cidade.
Praias de Cartagena
Bocagrande e El Laguito
São praias com o acesso mais fácil, ficam perto do centro e estão em áreas urbanas de Cartagena. Então, pode esperar boa infraestrutura, mas aquela muvuca principalmente aos finais de semana. A areia é escura.
Playa Branca
Há muita oferta de passeios para a Playa Branca, em Baru, que é bem bonita com aquela combinação de areia branca e águas claras. Parte ruim, tem muito ambulante e pessoas tentando curtir a praia.
Com o catamarã você pode demorar 2 horas e com a lancha cerca de 45 minutos para chegar ao local. Os dois saem do porto Muelle de la Bodeguita pertinho da Cidade Amuralhada.
É possível também ir de van com excursões e até mesmo pegar um ônibus de linha + táxi ou moto táxi (essa é opção mais barata). As duas alternativas demoram cerca de 1 hora.
Islas del Rosario
Gosto de praias mais afastadas que não tenham muitas pessoas, ambulantes e com a natureza mais preservada. Essas opções estão nas Islas del Rosario.
Os hotéis de algumas ilhas caribenhas próximas a Cartagena possuem a opção de Day Use ou se você quiser pode até se hospedar por lá para ter mais tempo de aproveitar e explorar as ilhas.
Eu optei por um day use no Cocoliso Resort que fica na Isla Grande e faz parte das Islas Rosario. O barco para o local sai todas as manhãs do cais de Cartagena e retorna ao final da tarde.
A ida na lancha foi tranquila, mas a volta precisou de um bom dramin para não dar ruim. A bebida estava inclusa e o almoço também o que não ajudou muito.
Foi o hotel que eu achei mais barato, não tinha nada de luxo, mas foi ótimo para curtir uma praia bonita menos disputada e mais preservada. Acho que dá para pesquisar melhor e achar campings e outras opções mais roots nas ilhas.
Um comentário sobre “O que fazer em Cartagena? Principais Atrações”