O que fazer em Florianópolis?

O que fazer em Florianópolis? Dicas e atrações

A Ilha da Magia une natureza preservada, lindas praias, boa gastronomia, sossego, agito e infraestrutura. Então, saiba o que fazer em Florianópolis!

Onde fica Florianópolis?

Florianópolis é a capital do Estado de Santa Catarina, na Região Sul do Brasil. A ilha tem 436,5 km² e une elementos da “cidade grande” com o contato com a natureza.

Como chegar a Florianópolis?

Aeroporto de Floripa

É bem tranquilo chegar a Florianópolis. Você pode ir de avião e desembarcar no moderno e agradável Aeroporto Internacional Hercílio Luz que fica no sul da ilha.

Ele foi recém-reformado e traz um conceito novo de ser um espaço para eventos, restaurantes, mercado e facilitar a vida do passageiro.

Outra opção, é acessar a Ilha da Magia por via terrestre seja em carro particular ou por ônibus que vão até o centro da cidade, no Terminal Rodoviário Rita Maria. A travessia do continente é feita por pontes.

Como já visitei algumas vezes Floripa, já usei as duas formas para chegar na capital. A minha primeira vez foi incrível, pois foi em uma roadtrip, sem nada programado, que fiz com minha família por Santa Catarina.

Como se locomover dentro de Floripa?

Se você não estiver com veículo próprio, é possível usar ônibus de linha. Já fui do aeroporto para o centro e do centro para a região da Lagoa da Conceição e foi bem tranquilo. Há um cartão de turismo que permite a integração.

Ou ainda apostar nos aplicativos de transporte, já tive problemas para conseguir um carro devido ao congestionamento intenso de veículos que a ilha tem em alguns horários principalmente próximo a Lagoa da Conceição. Dica: é bom ficar atente se tiver que pegar um voo, por exemplo, e sair com antecedência.

Onde se hospedar em Florianópolis?

Lagoa da Conceição

A ilha é grande e oferece muitas opções de hospedagem espalhadas que vão de camping a resort. Além do tipo de lugar que você vai ficar, acho legal ter em mente qual seu objetivo na viagem.

Caso queira ter fácil acesso a atrações noturnas, feirinhas, restaurantes, bares e até baladas, e estar perto de algumas praias, como a Joaquina e a Praia do Mole, eu recomendo fortemente a Lagoa da Conceição. Um hostel que eu gostei de ficar por aqui foi o On the Road Hostel Lagoa.

Se a ideia é ficar em um lugar mais pé na areia, geralmente as escolhidas são as praias dos Ingleses, Canavieiras, Santinho, Jurerê e Campeche. Já fiquei hospedada no Costão do Santinho para uma Convenção de Vendas do trabalho e é um resort all inclusive incrível!

Onde ir em Florianópolis?

Praia do Mole

Centro de Florianópolis

No centro de Floripa está o Mercado Público Municipal que conta com lojinhas, vendas de peixes frescos e principalmente restaurantes com comida típicas. Vale a visita!

É possível caminhar pelo centro e observar prédios históricos, ir até a Praça XV de Novembro que tem uma Figueira Centenária e ao seu redor estão museus e a Catedral Metropolitana.

Não deixe de observar um dos cartões-postais de Florianópolis: a Ponte Hercílio Luz, e subir no Mirante do Morro da Cruz para ter uma vista panorâmica do continente, das baías e de parte da ilha.

Praias

Florianópolis tem muitas praias para surfistas e dunas de areia. Há também praias com águas mais tranquilas e vegetação mais selvagem. Algumas praias tem fácil acesso terrestres, outras podem ser acessadas de barco ou por trilhas. Escolha a sua!

Litoral Leste

  • Praia da Joaquina: famosa por sua dunas e pelos surfistas.
  • Praia da Galheta: com acesso por uma trilha simples, tem águas calmas e menos pessoas.
  • Barra da Lagoa: praia urbana, mais para compor o visual dos bares e restaurantes que estão por lá.
  • Praia do Mole: mais uma praia com ondas fortes e boas para o surfe e o vento favorável para o parapente.
  • Moçambique: é uma praia mais selvagem e deserta.

Litoral Sul

  • Campeche: também é ponto de surfe, mas é mais tranquila, legal pegar um barco e atravessar para conhecer a preservada Ilha do Campeche.
  • Lagoinha do Leste: vale a pena fazer as trilhas para acessar a lagoa que está cercada de Mata Atlântica, tem cachoeira e costões.
  • Matadeiro: praia pequena e rústica fora dos circuitos mais movimentados de surfistas da ilha.
  • Outras praias mais afastadas são o Morro das Pedras, Armação, Pântano do Sul, Praia da Solidão, Praia dos Naufragados, Açores e Ribeirão da Ilha.

Litoral Norte

  • Jurerê: em um lado da praia estão as famílias e do outro a galera que curte música eletrônica e tem grana.
  • Ponta das Canas: boa para esportes aquáticos, possui águas claras e calmas.
  • Praia dos Ingleses: com dunas, boa infraestrutura e média ondulação.
  • Praia Brava: com ondas fortes e areias bem movimentadas no verão.
  • Santinho: também tem ondas fortes e uma larga faixa de areia.
  • Outras praias: Cachoeira do Bom Jesus, Canavieiras, Praia da Daniela, Canajurê, Sambaqui e Santo Antônio de Lisboa.

Costa da Lagoa

Trilha da Costa da Lagoa

A trilha da Costa da Lagoa é um ótimo passeio para quem está hospedado na região da Lagoa da Conceição.

Eu fui até o início da trilha andando, mas você pode pegar um ônibus de linha, ir com seu veículo que tem estacionamento pago por lá ou com um carro de aplicativo e parar no Trapiche 3, no Canto dos Araças.

Nesse ponto, você pode escolher entre fazer a trilha ou ir de barco até a Costa da Lagoa.

A trilha não é difícil, tem sinalização, passa por engenhos e vilas. Ela é feita em meio a Mata Atlântica e em alguns pontos oferece uma vista da Lagoa da Conceição. Porém, ela tem cerca de 7,5 km de extensão.

Na Costa da Lagoa há uma cachoeira e vários restaurantes que servem peixes e frutos do mar frescos. Eu almocei no Bela Ilha e depois eles me levaram gratuitamente de volta ao Trapiche 3 de barco. De lá eu peguei uma carona até mais perto do centrinho da lagoa.

O que fazer à noite em Florianópolis?

Na região da Lagoa da Conceição, na Avenida das Rendeiras, você vai encontrar vários bares, restaurantes e baladas. Na Praça Pio XII há uma feirinha de artesanato e algumas manifestações culturais costumam acontecer na margem da Lagoa. Os clubes mais famosos são o The Black Swan, o John Bull Floripa e o Santa Club Lagoa.

No centro há também muitas baladas, inclusive LGBTQIA+. As mais conhecidas são a Concorde, a 1007 e a Fields.

Em Jurerê estão as baladas e clubes de praia de música eletrônica como Café de La Musique, o Parador 12, a Posh Club, a Milk Club e a Stage Music Park.

luais e festas alternativas no Campeche e em praias mais afastadas. Eu particularmente gosto mais dessa vibe, mas é preciso conversar com as pessoas para descobrir onde esses encontros vão acontecer. O Bar deRaiz fica na Joaquina e cada dia tem um ritmo diferente, como forró e samba.

Conheça outros destinos brasileiros!

Saiba o que fazer em Curitiba!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.