Há muito o que fazer em Manaus e nos seus arredores. Sendo assim, as atrações visitadas podem se adequar ao tempo que você tem disponível para conhecer a região.
Entre as ricas imersões amazônicas estão a culinária, a vivência na floresta, os espaços culturais e históricos, as comunidades ribeirinhas e indígenas, o artesanato e muito mais.
Onde fica Manaus?
Manaus fica na região Norte do Brasil e é a capital do estado do Amazonas. A cidade está localizada à margem esquerda do Rio Negro e, além de pontos de floresta, também abriga um polo industrial conhecido como Zona Franca de Manaus.
Quando ir a Manaus?
É possível ir a Manaus em qualquer época do ano, porém, entre junho e novembro normalmente há uma menor incidência de chuvas. Há calor o ano todo! Bom lembrar que as mudanças climáticas estão aí – alô, desmantamento – e, por isso, agora não existem mais tantas regras.
Onde se hospedar em Manaus?
Acredito que o melhor lugar para se hospedar em Manaus é próximo ao Teatro Amazonas. A localização é ótima por estar perto das principais atrações turísticas, incluindo o porto, ter bares e restaurantes e por ser fácil também para pegar o transporte público para outras áreas da cidade.
Há diversos tipos de hospedagem que vão de acordo com as suas preferências e necessidades. Eu optei por ficar no Hotel do Largo que é simples e atendeu a proposta, mas o café da manhã eu achei ruim. Também fiquei no Local Hostel que eu achei incrível e recomendo super.
O que comer em Manaus?
Para mim, um dos principais atrativos de Manaus é a culinária. Os sabores amazônicos são únicos e riquíssimos, então, vale provar os peixes, a farofa de Uarini, o tucupi, o jambu, o tucumã e outras delícias da região.
Os peixes mais conhecidos são o tambaqui e o pirarucu, mas ainda tem tucunaré, matrinxã e jaraqui. A banana da terra aqui é conhecida como banana pacovã e acompanha muitos pratos.
O xis caboquinho é um lanche bastante tradicional e fácil de ser encontrado, nele vai tucumã, queijo coalho, banana pacovã e manteiga. Tem nas versões no pão francês e na tapioca.
Eu gosto muito de sobremesas com Bacuri, mas também têm muitas opções com Cupuaçu. O abacaxi é destaque na região, por ser conhecido como o mais doce do Brasil. Além. é claro, do açai que geralmente é servido com farinha grossa de tapioca.
Como em boa parte do Norte do Brasil, às 17 é a tradicional hora do Tacacá. Acho essa iguaria diferente de tudo. Então, melhor não explicar, só sentir. O caldo vai mandioca brava, goma de mandioca, jambu, tucupi e camarão seco.
Onde comer em Manaus?
Há bares, restaurantes, quiosques e peixarias que servem comidas deliciosas e de altíssima qualidade em Manaus.
O Caxiri e o Banzeiro, ou ainda o Moquém do Banzeiro, trazem aquela gastronomia amazônica de chef e eu acho imperdível. Para mim, que sou de São Paulo, os valores das refeições são bons e vale investir nessa experiência.
Gosto bastante do Tambaqui de Banda, que al´ém da costela de tambaqui, tem uma deliciosa soda amazonense. Ainda nas imediações do Teatro Amazonas, você encontra o Tacacá da Gisela e o Tacacá da Ivete.
O Bar do Armando é Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Amazonas e, além de música e ambiente de boteco, tem bolinho de bacalhau e pastel de pirarucu com banana. E, eu ainda indico o Piaf e o Casarão de Ideias para um café.
O Mercado Municipal Adolpho Lisboa conta com quiosques que servem comidas regionais.
O que visitar em Manaus?
Muitas das atrações turísticas de Manaus estão ligadas ao Ciclo da Borracha e uma coisa bem legal é que quase todas elas tem entrada gratuita e com visitação guiada. Então, vale a pena se programar para entender melhor esse período da história do Brasil.
´Dica: é bom ficar atenta aos horários e dias de funcionamento de todas as atrações, inclusive os restaurantes.
Centro de Manaus
Acredito que o ponto turístico mais famoso de Manaus seja o Teatro Amazonas que fica no Largo São Sebastião e como a maioria das atrações tem sua ligação com a época áurea do ciclo da borracha.
Nas proximidades do teatro é possível visitar o Palácio da Justiça, o Museu da Casa Eduardo Ribeiro e a Igreja de São Sebastião. Além da Galeria do Largo, da Galeria Amazônica e do Casarão das Ideias que são espaços culturais mais contemporâneos.
No centro de Manaus ainda é possível visitar outros pontos como: a Catedral Nossa Senhora da Conceição, o Rel´´ógio Municipal e o Porto de Manaus.
O Mercado Municipal Adolpho Lisboa é ótimo para garantir as lembrancinhas e foi projetado pelo Gustave Eiffel, o mesmo da Torre Eiffel.
Para finalizar o rolê central, conheça a Praça Heliodoro Balbi, que já foi palco de encontros entre políticos e intelectuais. O Palacete Provincial, que abriga 5 museus, e o Palácio Rio Negro, que, por sua vez, já funcionou como sede do Governo. Há ainda o Museu do Índio nas proximidades.
Outros pontos da cidade
O Centro Cultural dos Povos da Amazônia é um complexo dedicado a todos os países da Amazônia Continental, como: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname, Venezuela e Guiana Francesa. Nele h´´á exposições, centro de pesquisa, arena de espetáculo, auditório e eventos.
No Museu da Amazônia, o MUSA, o destaque é vivenciar na cidade a experiência de estar no meio da floresta e aprender mais sobre os habitantes dela. A vista da torre é legal, principalmente no nascer e no pôr do sol!
Museu do Seringal e Praias
A Praia da Ponta Negra fica numa área nobre e urbanizada. Nela, há um calçadão em que se pode fazer atividades físicas e passear. Além de quiosques e barraquinhas. Um ótimo lugar para ver o pôr do sol em Manaus!
Perto da Ponta Negra está a Marina do Davi e é dali que saem barcos para a Praia da Lua, a Praia do Tupé e para o Museu do Seringal.
Achei tranquilo ir e voltar do centro para lá de ônibus, mas você pode pegar carro de aplicativo também.
O barco que vai para o Museu do Seringal tem paradas nas comunidades ribeirinhas e na Praia da Lua. O valor muda de acordo com o lugar que você for descer. Eu recomendo muito visitar esses dois pontos!
O museu é incrível porque é num antigo seringal e a praia é bem bonita. Para a Praia do Tupé, o barco só tem saídas aos finais de semana.
Para quem gosta de agito, os flutuantes são ótimas opções! Neles tem comida, música e outras atrações. Alguns deles estão na Praia Dourada.
Principais Passeios
Experiência e noite na Floresta Amazônica
Estar inserida e passar a noite em meio a Floresta Amazônica é uma ótima experiência para quem visita Manaus, mas quer conhecer mais do Amazonas!
Existem hospedagens de selva que costumam disponibilizar ou facilitar a contratação dos passeios de vivência na floresta e até mesmo oferecem pacotes bem completos.
Por outro lado, você pode fechar os passeios por meio de agências de turismo ou ainda tentar ir montando a experiência por conta própria. Vale comparar os preços, as facilidades e as atrações oferecidas!
O passeio geralmente inclui:
- Passeio de canoa por igarapés e igapós;
- Pesca;
- Observação de aves;
- Avistamente de boto;
- Visita a comunidades;
- Focagem de jacaré;
- Noite na floresta;
- Refeições.
Seguem algumas hospedagens de selva:
- Amazon Ecopark Jungle Lodge
- Uacari Lodge
- Juma Amazon Lodge
- Tariri Amazon Lodge
- Amazon Arowana Lodge
- Dolphin Lodge
- Anavilhas Jungle Lodge
- Amazon Tupana Jungle Lodge
- Cristalino Lodge
- Malocas Jungle Lodge
- Caboclos House Ecolodge
Encontro das Águas
O passeio mais tradicional que sai do Porto de Manaus e tem navegação pelo Rio Negro é o Encontro das Águas. Nele geralmente estão inclusos:
- Encontro das Águas do Rio Negro com o Rio Solimões;
- Observação das palafitas e da Ponte Rio Negro durante a navegação;
- Parque Ecológico Janauary com visitas a igarapés, igapós, vitória-régias e almoço regional em restaurante flutuante;
- Comunidade Catalão para
simular a pesca do pirarucu; - Comunidade indígena com apresentação de danças, comidas, artesanato e
fotos com animais da floresta; Ver e nadar com o boto cor-de-rosa.
Eu não gosto e nem recomendo atrações com exploração animal. Dessa forma, não apoio e nem financio esse tipo de turismo.
As fotos com os animais, a simulação de pesca do pirarucu e nadar com o boto são atrações pagas de forma avulsa no passeio, portanto, dá para fazer o passeio sem contribuir com essa parte.
Outra coisa importante, respeite os povos da floresta! Parece óbvio, mas não acontece muito. Faça turismo de forma consciente.
Presidente Figueiredo
Presidente Figueiredo fica a cerca de 130 km de Manaus e abriga mais de 100 cachoeiras catalogadas, ou seja, tem bastante opção de passeios ecológicos por lá.
É possível chegar de ônibus de Manaus até Presidente Figueiredo, mas as atrações não ficam próximas uma das outras. Então, é importante ter ou alugar um carro ou uma moto, ir de passeio ou fechar o transporte incluso com os guias.
Outro ponto, é a contratação de guias locais que em alguns lugares são obrigatórios, mas que de qualquer forma, é bastante indicado. Quem me acompanhou foi a Railma Moreira, e eu recomendo muito ela!
O que visitar em Presidente Figueiredo?
O que visitar em Presidente Figueiredo vai depender muito do tempo que você vai ter no município. As agências de turismo constumam oferecer opções de bate e volta de Manaus, mas também há pacotes de mais dias.
Quando você fecha direto com a guia, pode montar o seu roteiro junto com ela de quantos dias quiser e também respeitando grau de dificuldade das trilhas de acesso. Então, tudo depende desses combinados.
Achei pessoas no hostel que estava hospedada que queriam ir para lá, alugamos carro e negociamos direto com a guia o que queríamos visitar.
Principais atrações de Presidente Figueiredo:
Uma parte ruim de Presidente Figueiredo é que as atrações estão em propriedades privadas, então, provavelmente você vai pagar para entrar nelas e terá que ver quando estão abertas ao público.
- Cachoeira Natal
- Cachoeira da Onça
- Caverna do Maroaga e Gruta da Judeia
- Cachoeira da Neblina
- Cachoeira do Mutum
- Reserva Ecológica Cachoeira Santuário
- Cachoeira da Pedra Furada
Gosta de experiências amazônicas? Então, saiba o que fazer em Belém, Alter do Chão e no Acre!