As Ilhas Canárias são uma comunidade autônoma da Espanha, porém estão localizadas na Costa Oeste da África. Tenerife é a maior das ilhas e reserva muitas belezas naturais que incluem montanhas, praias, vegetações diversas e vulcão.
Como chegar a Tenerife?
É possível chegar até Tenerife de avião ou de barco. Cidades como Madrid, Barcelona, Porto e Lisboa possuem voos diretos para a ilha que conta com dois aeroportos – um ao Sul e outro ao Norte.
Os ferries partem de outras ilhas da Espanha, como: La Gomera, Gran Canária, Las Palmas e de alguns portos do continente (Cádiz e Huelva).
O Aeroporto Tenerife Sul fica próximo a Los Cristianos e a Costa Adeje, já o Aeroporto Tenerife Norte fica em La Laguna, próximo a Santa Cruz.
Quando ir a Tenerife?
Tenerife pode ser visitada durante o ano todo e é conhecida pelas suas temperaturas amenas, com médias entre 18º (inverno) e 25º (verão). Entretanto, dentro da ilha o clima pode contrastar bastante.
O Norte tem chuvas mais frequentes e o Sul da ilha costuma ser mais quente. Durante um mesmo dia o clima costuma ter variação. Então, o ideal é sempre carregar uma mochila com roupas para diferentes temperaturas quando sair para passear pelo local.
Para se ter ideia é comum ver pessoas de blusa de moletom e bíquini nas praias, muito por conta dos ventos fortes e frios que podem rolar por lá.
Importante saber que a alta temporada em Tenerife é também no inverno europeu.
Onde se hospedar em Tenerife?
Acredito que no Norte de Tenerife o melhor seja se hospedar em Santa Cruz, San Cristóbal de La Laguna e Puerto de La Cruz.
Já ao Sul, as áreas mais agitadas e com maior infraestrutura são Los Cristianos e a Playa de Las Americas. Vale dividir a estadia entre os extremos da ilha, mas se precisar escolher um só lugar, eu fico com o Sul.
Minha família mora em Tenerife, então, eu fiquei hospedada na casa deles em um povoado pequeno chamado Las Maretas. Se quiser ficar mais nessa vibe de povoados, mas com alguma estrutura, eu recomendo El Médano.
Como se locomover em Tenerife?
O transporte público pode ser complicado para se locomover principalmente a lazer pela ilha. Então, o ideal é alugar um carro.
Muitas pessoas dormem em veículos por lá e é bastante seguro, sendo assim, se a grana não for muita, é possível pensar em usar o carro como hospedagem durante alguns dias.
O que fazer em Tenerife?
Teide
O Teide é um vulcão adormecido que é o ponto mais alto da Espanha – 3700 metros de altitude – e acredito que seja a principal atração de Tenerife.
É muito interessante poder observar as variações das cores e da sedimentação do solo e da vegetação ocasionadas pelas erupções do vulcão que ocorreram há séculos. Além de pensar nas consequências se ele entrar em atividade de novo.
Têm vários mirantes e trilhas que podem ser feitas pelo monte. Além do teleférico que vai até o topo do vulcão. É possível fazer piqueniques e até churrasco no Parque do Teide e ainda ver um pôr do sol incrível!
No Parque do Teide ainda está situado o Observatório Astronómico do Teide um dos melhores do mundo e que recebe visitas guiadas.
La Laguna
A cidade é declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco e guarda construções do século XVI com traços coloniais espanhóis.
Entre as atrações estão a Catedral de San Cristóbal de La Laguna, Igreja de Santo Domingo de Guzmán e Igreja Nuestra Señora de la Concepción.
La Laguna abriga ainda bares, lojinhas e restaurantes.
Parque Rural de Anaga
O Parque Rural de Anaga é uma Reserva da Biosfera com lindas montanhas, falésias e diversidade de plantas e animais presentes nas florestas de laurissilva – úmida e subtropical.
Entre os mirantes, os mais famosos são Biladero, Pico del Inglês, Cruz del Carmen e Jardina, todos eles acessíveis por veículos.
Outra atração do parque são as trilhas, o Sendero de Los Sentidos não requer autorização prévia para a visita, já outros caminhos necessitam a reserva antecipada.
Masca e Barranco de Masca
A estrada para chegar a Masca é tensa, mesmo sendo asfaltada, pois possui muitas curvas, é estreita e íngreme. Em contrapartida, o visual é de tirar o fôlego e vale o desafio.
Masca é um povoado no meio das montanhas e a partir dele é possível fazer uma trilha de 6 km, descer o Barranco de Masca e chegar até a praia.
De Los Gigantes também saem passeios para a praia de Masca, com a possibilidade de observação de baleias, tartarugas e golfinhos no percusso.
Los Gigantes
Los Gigantes é um promotório rochoso que compõe uma paisagem belíssima em contraposição com o mar. O povoado ao redor das sedimentações possui restaurantes e bares e ainda é possível fazer passeios de barco a partir desse ponto para observar a vida animal marinha.
Praias
Há praias lindas por toda a ilha de Tenerife, a maior parte delas possuem areia preta com sendimentos vulcânicos – que absorvem com mais facilidade a luz solar e retém calor. Entretando, as águas são frias.
- La Caleta, San Miguel de Tajao – essa área é bem tranquila e o destaque é o Arco de Tajao.
- Él Médano – lugar do windsurf e kitesurf conta com boa estrutura e abriga La Playita, Playa de la Tejita e Montaña Roja (que tem uma vista incrível no seu topo).
- Playa de Las Americas e Los Cristianos – lugares em que os turistas geralmente se concentram, muitas opções de bares, restaurantes, hospedagens e lojas.
- Costa Adeje – abriga lindas praias e algumas bem tranquilas. Playa de Fañabé, Playa del Duque (areia bem preta), La Caleta, Playa del Puertito.
- Guía de Isora – Playa San Juan, Playa de Aguadulce, Alcalá, Abama são algumas das opções de boas praias na região.
- Punta de Teno e Buenavista – paisagens incríveis em meio a montanhas, penhascos e salineiras.
- El Caletón – Garachico vila histórica com restaurantes, hospedagens, bares e artesanato.
- Santo Domingo – Charco del Viento.
- Puerto de la Cruz – Praia Jardín, Praia del Castillo, Praia de Punta Brava.
- Playa El Bollulo – próxima a Puerto de la Cruz situada na ponta de uma falésia.
- Punta del Hidalgo e Bajamar – piscinas naturais.
- Playa de Benijo e Playa de Almáciga – paisagens lindas em meio as montanhas.
- Playa de Las Teresitas – praia de areia branca trazida do deserto do Saara.
- Guímar – vale fazer trilha pelo Malpaís de Guimar e há ainda boa estrutura na orla.
Passeios
Os passeios em Tenerife geralmente incluem a observação de baleias, golfinhos e tartarugas marinhas. Há várias opções de transporte como caiaque, lancha, veleiro e catamarã. Escolha o que melhor couber no seu gosto e bolso.
Eu fiz um que era de meio período, open food e open bar. Foi ótimo, não tenho informações porque não fui eu quem fechou, mas sugiro pedir indicações quando estiver por lá.
Dica: se for passa mal, que nem eu, recomendo tomar um Dramin antes de embarcar.