Viajar de trem pela Itália não é uma tarefa difícil. Porém, é preciso seguir algumas dicas para não ter nenhum imprevisto durante o percurso. Como, por exemplo, tomar uma multa por não ter validado o bilhete ou pegar o trem errado.
Companhias e tipos de trem
Trenitália
Na verdade, usei somente essa companhia. A malha é bem ampla, foi fácil de fazer compras pelo site e nas máquinas de atendimento nas estações.
Frecciarossa: são os trens de alta velocidade (360 km/h). Nas viagens que fiz de longas distâncias (Roma-Florença e Florença – Milão) optei por ele.
Frecciargento: anda nos trilhos de alta e de velocidade normal (250 km/h).
Frecciabianca: usa os trilhos regulares e pode chegar a 200 km/h.
Intercity: são os trens mais baratos e mais lentos que faz trecho entre cidades.
Regionale: como o próprio nome sugere, ele opera dentro de uma mesma região ou entre regiões próximas.
Italo
Todos os trens da Italo são de alta velocidade (360 km/h) e ligam grandes cidades da Itália. A companhia é um pouco mais luxuosa.
Passagem de trem mais barata
Você pode comprar a sua passagem pela internet no site das companhias de trem, pagando com cartão de crédito ou paypal. Saiba como encontrar a melhor tarifa:
- Compre com antecedência. Você terá acesso às passagens mais baratas e a tarifas promocionais.
- Fique de olho nas promoções temporárias no site das empresas.
- Inscreva-se nas newsletter para receber ofertas.
- Olhe os benefícios e veja se encaixa para pagar meia, por exemplo.
Como achar o seu trem?
Na verdade, eu me enrolei algumas vezes nessa parte. Nem sempre o destino que você vai é o que estará no painel de indicação da estação. Por exemplo, o seu bilhete é para Florença, mas o trem que irá pegar é para Milão e tem uma parada em Florença.
Portanto, veja o horário e o número do seu trem no painel para saber a plataforma em que ele irá sair. Para garantir, ainda confirme que a locomotiva irá parar na sua estação.
Atenção! Não tome multas.
Se você for pegar os trens Intercity e Regionale precisará validar o bilhete antes de embarcar. Nas plataformas há máquinas em que você precisa colocar seu ticket antes de entrar no trem. Caso, não ache a máquina, tente se informar no local. A multa é bem cara!
Mantenha o bilhete com você durante toda a viagem. Aliás, faça isso sempre na Europa.
Tente chegar com 20 minutos de antecedência.
Buon viaggio!