Eurotrip: Como planejar uma viagem pela Europa

Eu sempre sonhei em fazer um mochilão pela Europa e, como já era um plano antigo, tinha a lista dos países que gostaria de visitar nessa minha primeira jornada. Planejando a minha viagem, pude notar que não é uma tarefa tão fácil assim.

A difícil tarefa de abrir mão de destinos

Ás vezes é preciso adiar a visita a algum país, ficar menos tempo do que se gostaria em outro e também se abrir à possibilidade de se surpreender com novos lugares.

Vou dar algumas dicas para quem quer planejar um mochilão pela Europa, economizando tempo e dinheiro.

16 Dicas para planejar sua Eurotrip

  1. Estipular o budget, o valor que você pretende investir nessa viagem.
  2. Fazer a lista de países e cidades que pretende conhecer.
  3. Olhe no mapa qual a rota lógica para que isso aconteça, veja se ela realmente faz sentido, se você está pensando em lugares muito distantes, se tem outro lugar ali no meio que também poderia ser uma parada.
  4. Saiba quanto tempo de locomoção entre os lugares. O site Rome2rio pode te ajudar e você já dá uma olhada nos tipos de transportes disponíveis e valores.
  5. Defina quanto tempo pretende passar em cada lugar. Talvez nessa fase você note que precisa fazer algumas alterações.
  6. É difícil, mas desapegue do que não vai dar para ver dessa vez.
  7. Compre a sua passagem de ida e volta considerando o seu lugar de partida e o último destino. É um pouco mais caro do que ir e voltar do mesmo país, mas faz uma diferença no tempo gasto e até no dinheiro que você vai dar para voltar ao início da trip. No fim, vale a pena.
  8. Pesquise qual a melhor maneira de se deslocar de um ponto a outro e faça as compras antecipadamente das passagens, mas não mais que três meses antes no caso dos trens. Elas ficam beeem mais baratas. Fiz um post sobre isso!
  9. Reserve as suas hospedagens em pontos estratégicos. Veja as dicas!
  10. Defina o valor de 50 euros, libras, enfim a moeda local por dia.
  11. Pesquise a melhor cotação, vá comprando aos poucos para equilibrar o valor de compra da moeda. Use o site Melhor Câmbio.
  12. Faça um mapa com os pontos de interesse no Google Maps de cada cidade.
  13. Baixe os mapas offlines de cada região no Google Maps.
  14. Tente levar a menor quantidade de coisas possíveis para facilitar a locomoção. O que levar na mala? Descrevi em um outro post.
  15. Faça um seguro viagem** e certifique-se que todos os documentos estão ok. Não sabe o que precisa para entrar na Europa, dá uma olhada aqui.
  16. Se joga!

*Planejar pode ser um saco para algumas pessoas, mas, às vezes, é isso que faz você gastar menos.

** O Nah Estrada tem parceria com a Mondial. Clicando aqui você tem acesso ao site com promoções da empresa e no banner ao lado há um cupom exclusivo para leitores do blog. Garanta seu desconto no seguro viagem!

Minha primeira viagem pela Europa.

Um comentário sobre “Eurotrip: Como planejar uma viagem pela Europa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *