Confesso que sempre quis estar em Salvador. Então, já fui com um roteiro pronto do que gostaria de ver na capital baiana. Sem pacotes e com todo o percurso cuidadosamente traçado e planejado no Google Maps para dar tempo de tudo. Afinal, só tinha um dia em Salvador!
Como ir do Porto ao centro?
É possível ir andando do porto até a região que fica o Mercado Modelo, mas para economizar tempo e por segurança, pegamos um táxi até lá.
Passeio pelas cidades baixas e alta
Subimos o Elevador Lacerda e fomos conhecer a chamada Cidade Alta. Lá fica o Pelourinho, igrejas como a do Ouro e a de São Francisco. As tradicionais baianas, que cobram para tirar fotos com elas e lojinhas com coisas lindas. A vista da Baía de Todos os Santos é incrível de lá de cima.
Descemos o elevador e fomos ao Mercado Modelo, se precisarem comprar lembrancinhas da Bahia aqui é o lugar, tem de tudo.
Barra
Seguimos de táxi até o Farol da Barra, passamos pelo prédio de alguns famosos, como a Ivete Sangalo, passeamos pela praia da Barra e na época era possível já ver quase tudo pronto para o carnaval.
Sorveteria da Ribeira
A parte mais cara de se locomover de táxi foi da Barra até a Sorveteria da Ribeira, deu uns R$ 40, mas pelo caminho conhecemos o Dique do Tororó, o Lago dos Orixás e a Fonte Nova. O taxista era bem legal e explicava tudo sobre a cidade para gente.
Vale muito a pena passar na Sorveteria da Ribeira, eu tomei um sorvete de tapioca e amei.
Igreja do Bonfim
O próximo destino foi a Igreja do Bonfim, que não poderia faltar. A igreja é bem bonita e você pode amarrar uma fitinha e fazer um pedido. Ainda voltamos e conseguimos almoçar no navio.
No final o que eu achei de Salvador, as praias são lindas, tem uma energia forte, os prédios antigos estão mal cuidados, as pessoas são simpáticas, os vendedores de rua evasivos e há muito roubo. Falta um cuidado maior com a cidade que pelo que se pode notar vive do turismo.
Um comentário sobre “O que fazer em um dia em Salvador”