O Litoral de Portugal é simplesmente deslumbrante! Faro, Albufeira, Algarve, Lagos, Setúbal e Cascais possuem paisagens de tirar o fôlego, não tem como não se apaixonar.
Roadtrip pelo Litoral de Portugal
Fiz uma viagem de carro pelo Litoral de Portugal com a minha mãe, escolhi algumas bases para aproveitar as praias e ir seguindo com o caminho.
Nós fomos em outubro, ou seja, outono na Europa o que permitiu cidades e praias mais vazias, um menor custo da viagem, mas com as mesmas lindas paisagens iluminadas pelo sol. Como não gosto de cidades cheias, achei perfeito!
Aluguel de carro
Aluguei o carro na Centauro Rent a Car que não fica dentro do aeroporto, mas próximo dele e tem transfer gratuito para fazer esse percurso. Pesquisei pelo site Rental Car e era o que tinha o melhor preço.
É bastante fácil dirigir pelas estradas de Portugal. Você pode comprar um chip no aeroporto mesmo e já sair de lá com internet para usar o Google Maps ou pode optar pela a versão offline, baixando antes o mapa da cidade no aplicativo.
Os pedágios são eletrônicos e você paga quando for devolver o carro. Não deu muito de pedágio, acho que cerca de 12 euros.
Duração da viagem
Recomendo reservar cerca de sete dias (no mínimo) para fazer a viagem com mais tranquilidade. Como não era alta temporada, acredito que ficou mais fácil o deslocamento e a fluidez da roadtrip.
Cidades bases – Hospedagem
Geralmente quando você está em uma viagem de carro não busca nada muito luxuoso em sua hospedagem. Ela precisa ser mais funcional e um ponto de descanso.
Dessa forma, prefira os lugares que são próximos ao centrinhos das cidades que geralmente contam com atrações noturnas, bares, restaurantes e mercados.
Minhas cidades base foram Albufeira, Lagos, Cascais e Lisboa. Eu me hospedei nos seguintes lugares: no Água Viva, na Praia dos Aveiros, em Albufeira, no Lagos City Center Guest House e Hostel, em Lagos, no Cascais Boutique Hostel, em Cascais e na Pensão Elegante, no Rossio, em Lisboa.
Roteiro da viagem pelo litoral de Portugal
Dia 1: Lisboa – Évora – Albufeira
Lisboa
Como a minha mãe não conhecia Lisboa, passamos pelo Parque das Nações que abriga o oceanário, o teleférico, espaços culturais e tem vista para a Ponte Vasco da Gama. Já escrevi sobre esses lugares em um outro post!
Évora
Seguimos o caminho para Évora. A cidadezinha é bastante charmosa e vale desbravá-la andando, aproveite para se deliciar nas lojinhas de doces portugueses e nos tipo botecos que servem prego (lanche de pão com carne).
Visite a Praça do Giraldo, com seu chafariz, bares, restaurantes e a Igreja de Santo Antão. Caminhe até o Palácio da Inquisição, o Templo Romano de Évora e no Jardim Diana vá ao mirante para observar a vista do município.
Era época de início de ano letivo nas faculdades, então, estavam rolando trotes pela cidade com direito a rituais secretos. Eu amo que eles usam aqueles capas iguais aos filmes do Harry Potter.
Noite em Albufeira
Continuamos a viagem e chegamos à noite em Albufeira. Próximo ao Miradouro do Pau da Bandeira, na Praia dos Pescadores, há como se fosse um centrinho histórico que reúne bares, restaurantes, lojas de souvenir, artesanato e até baladas.
O que mais me chamou atenção é que tem uma escada rolante para descer até a praia. Só eu acho isso estranho?
Dia 2: Albufeira e arredores
Agora começa o passeio pelas praias e vai ser difícil escolher a mais bonita! Todas são cercadas por lindas formações rochosas, possuem areias brancas e águas cristalinas. As vistas de cima de seus morros são de tirar o fôlego!
- As falésias da Praia da Falésia possuem coloração alaranjada e podem chegar a medir 40 metros de altura, a faixa de areia é larga e tem cerca de 5,5 km de extensão.
- Para mim, o destaque da Praia de São Rafael é a cor da água que oscila entre verde e azul.
- A Praia do Castelo impressiona pelo contraste entre as formações rochosas clarinhas e os diferentes tons da água.
- Na Praia da Galé pudemos relaxar e curtir o entardecer observando suas dunas e falésias que dividem as faixas de areia.
À noite voltamos ao centrinho histórico de Albufeira para aproveitar um pouco mais.
Dia 3: Albufeira – Lagos
Seguimos viagem rumo a Lagos e fomos parando em praias lindíssimas no caminho. Algumas que podem ser bases da viagem também como Carvoeiro e Praia da Rocha.
- O destaque da Praia de Albandeira são as piscinas naturais formadas no meio das rochas.
- A Praia da Marinha proporciona um visual incrível do alto das suas falésias alaranjadas, além de ser bastante preservada e ter como se fossem túneis formados entre as rochas. Ao lado tem a Praia da Mesquita.
- Na Praia de Benagil está o Algar de Benagil que é uma gruta em que é possível observar o efeito da luz na água e ainda fazer passeios por dentro dela.
- Com mais infraestrutura, a Praia do Vale de Centeanes tem águas calmas e uma gruta.
- A Vila de Carvoeiro, que fica na Praia de Carvoeiro, abriga bares e restaurantes que servem peixes e frutos do mar frescos. Uma boa oportunidade para se deliciar com um bacalhau.
- Se quiser lugar de agito master do verão europeu, a Praia da Rocha é o lugar. A praia tem uma larga e extensa faixa de areia que abriga clubes no verão. A marina também fica lotada de barcos, festas e visitantes.
- Ainda deu para fechar o dia com calma na Praia da Batata já em Lagos.
Noite em Lagos
A noite foi de aproveitar o centrinho de Lagos próximo a Praça de Gil Eanes espaço com bares, restaurantes e lojinhas. Tinha até uma balada com uma garrafa de 51 gigante inflável na porta.
Dia 4: Lagos e arredores
Fácil acordar e saber que teremos mais um dia recheado de belas paisagens pelo caminho, assim, é viajar pelo litoral de Portugal! Vamos as praias visitadas no quarto dia da trip.
- A Praia Dona Ana é considerada uma das mais bonitas do mundo. O motivo é a combinação das rochas douradas com o azul-turquesa das águas do mar.
- Da Praia do Camilo saem passeios de barcos. Além dela ter grutas em que é possível passar por elas e ir a outras partes da praia.
- Recomendo ir a Ponta de Piedade, pois a vista é incrível – perto do farol – e ainda dá para fazer um passeio de barco entre as rochas vendo as cores inacreditáveis da água e passando por outras praias da região.
- Além de conhecer uma edificação histórica, a visita a Fortaleza de Sagres também inclui mais uma paisagem incrível para conta da viagem.
- Fim do dia na Praia de Odeceixe que na maré baixa forma piscinas naturais e de um lado da areia tem o rio (ribeira de seixe). Vale curtir o entardecer na parte alta da praia.
A noite também foi no centrinho de Lagos com uma pizza marguerita em que a garçonete trouxe o pé de manjericão na mesa para colocarmos as folhas frescas na comida.
Dia 5: Lagos – Cascais
Seguindo a viagem, agora já no caminho de volta a Lisboa, pudemos conhecer praias com as águas mais agitadas e motorhomes pelo caminho.
- A primeira parada foi na Praia do Farol, em Vila Nova de Milfontes, de um lado estão águas tranquilas e do outro ondas.
- Próximas paradas, Praia Grande e Praia do Espingardeiro, em Porto Corvo. As areias e as pedras começam a ficar mais escuras, mas a água se mantém clara.
- No Portinho da Arrábida, há alguns restaurantes, mas o que impressiona é a transparência da água em que é possível ver peixes. Um bom lugar para a prática do mergulho.
- O bairro de Belém, em Lisboa, estava no nosso caminho rumo a Cascais. Nele estão a Torre de Belém, o Padrão do Descobrimento, o Mosteiro dos Jerônimos e os pasteis de Belém originais que eu amo.
Chegamos já à noite em Cascais e só deu para ir um pouco curtir os bares e restaurantes do centro histórico da cidade.
Dia 6: Cascais – Lisboa
No último dia de viagem pelo Litoral de Portugal fomos desbravar um pouco de Cascais.
- Começamos pela Boca do Inferno que é uma formação rochosa em que o mar bate e entra nela.
- Depois foi a vez de desbravar o Centro Histórico da vila, se perder em suas ruazinhas e até conhecer as praias que tem por lá. Entre as atrações estão o Farol Museu de Santa Marta, a Marina de Cascais, o Palácio dos Duques, a Piscina Oceânica e as praias da Rainha e da Conceição.
- A despedida de Cascais foi na Praia do Guincho que é um ponto de surfistas e praticantes de outros esportes como o windsurf e kitesurf.
Já em Lisboa, passamos pelo LX Factory – que é um local mais descolado com arte urbano, restaurantes, bares, livraria e até baladas – e seguimos para região mais central.
A noite foi de ir ao Time Out jantar, passear e comer bolinho de bacalhau com queijo da Serra da Estrela, na Rua Augusta e andar um pouco pela Praça do Comércio, pelo Chiado e pelo Rossio.
Em Lisboa, é bom esquecer de tentar se locomover com o carro, é bem difícil de achar vagas e tem que pagar a tipo Zona Azul.
Dia 7: Lisboa
No último dia da viagem, aproveitamos um pouco mais de Lisboa passeando por Alfama e pela orla do Rio Tejo. Como já conhecia a cidade foi mais fácil de ir aos lugares que mais gosto, mas tem post aqui falando tudinho sobre o que fazer por Lisboa.
Um comentário sobre “Litoral de Portugal: Albufeira, Algarve, Lagos e mais”